quinta-feira, 23 de novembro de 2023

HOMILIA PARA O DIA 26 DE NOVEMBRO DE 2023 - SOLENIDADE DE CRISTO REI - ANO A

 VINDE BENDITOS DE MEU PAI

Em tempos de Black Friday o que conta é levar vantagem, fazer um bom negócio, comprar e vender muito e todas essas situações revelam a situação de uma pessoa feliz e realizada. Pois a Palavra de Deus deste domingo nos sugere olhar de outra maneira as relações interpessoais e com o mundo.

O profeta Ezequiel é reconhecido por ser um homem realista, falando com o povo exilado e espoliado de todos os seus bens, da sua cultura, da sua terra e vivendo em cidades estranhas e no meio de pessoas estranhas ele não tem medo de denunciar os culpados por essa situação. Ezequiel reafirma que ao contrário dos pastores do povo que descuidaram das suas responsabilidades Deus é um pastor preocupado e capaz de cuidar com carinho do seu povo que é o seu rebanho. O profeta desfaz uma falsa esperança e transmite ao povo que Deus não os abandonou: “Assim diz o Senhor Deus: "Vede! Eu mesmo vou procurar minhas ovelhas e tomar conta delas. Como o pastor toma conta do rebanho, de dia, quando se encontra no meio das ovelhas dispersas, assim vou cuidar de minhas ovelhas e vou resgatá-las de todos os lugares em que foram dispersadas num dia de nuvens e escuridão. Eu mesmo vou apascentar as minhas ovelhas e fazê-las repousar”.

Paulo escreva aos coríntios e lhes deixa claro que eles fazem parte do rebanho reunido e cuidado por Deus e que todo tem como destino e meta final o Reino de Deus, lugar e condição onde não haverá sofrimento, tristeza, morte, naquele lugar e tempo todas as dificuldades serão vencidas pela força e poder de Cristo Salvador.

O Evangelho apresenta o critério fundamental para fazer parte da nova criação, no Reino que foi preparado. Sustentados pela força das orações, da piedade e das práticas devocionais todos serão julgados pelo amor partilhado sobretudo com os mais pobres e desamparados: “Tive fome, estava com sede, nu, doente, preso” não se trata de méritos por que são melhores ou piores, justos ou injustos, mas pelo fato de serem os mais necessitados.

No Reino de Deus não tem lugar para o egoísta, o autorreferencial, aquele que pensa somente em si mesmo, o que fazemos ou deixamos de fazer aos mais frágeis é o que conta para estar entre as ovelhas ou os cabritos.

Rezar é muito necessário, mas por si mesmos não nos garantem a participação no Reino de Deus Pai, as celebrações e adorações fazem nos aproximar de Deus na medida que praticamos as mesmas obras de Jesus.
A vigilância na espera do Reino consiste em viver a solidariedade e o cuidado com as pessoas e com toda a obra da criação.

 



Um comentário: