quinta-feira, 2 de novembro de 2023

HOMILIA PARA O DIA 05 DE NOVEMBRO DE 2023 - SOLENIDADE DE TODOS OS SANTOS - ANO A

 

ALEGREM-SE E EXUTEM!

Se tem uma coisa que alegra um pai e uma mãe é poder dizer que os filhos são ‘a cara do pai’, que tem os traços de fisionomia da mãe e assim por diante. E não precisa muito esforço para descobrir traços comuns no semblante de uma mesma família. E até quem não tem laços biológicos comuns, mas partilha a vida juntos acabam por se parecer até fisicamente.

Pois ora, nós cristãos acreditamos que fazemos parte da mesma e única família de Deus e partilhamos do mesmo destino, isso significa dizer compartilhamos da mesma felicidade e trazemos em nós os traços da santidade que marcaram a história da Igreja e do mundo pelo testemunho de “uma multidão imensa de gente de todas as nações, tribos, povos e línguas, e que ninguém podia contar. Estavam de pé diante do trono e do Cordeiro; trajavam vestes brancas e traziam palmas na mão”

A primeira leitura retrata a situação das primeiras comunidades cristãs que experimentaram dias sombrios e de muito sofrimento e perseguição, mas nem por isso perderam a esperança: “Todos proclamavam com voz forte: A salvação pertence ao nosso Deus, que está sentado no trono, e ao Cordeiro. E adoravam a Deus, dizendo: Amém. O louvor, a glória e a sabedoria, a ação de graças, a honra, o poder e a força”.

São João escreve: “Caríssimos, vede que grande presente de amor o Pai nos deu:
de sermos chamados filhos de Deus! E nós o somos
”. O texto é uma mensagem de esperança, é uma resposta lógica: Deus nos fez seus filhos e filhas, não nos abandonará em nenhuma hipótese. A nossa convivência com os santos e santas nos fará semelhantes a eles nos traços e no semblante.

Uma visão equivocada de santidade nos impõe traços de tristeza, entretanto, o Evangelho faz um convite estupendo: não tenham medo de enfrentar as adversidades da vida o olhar amoroso de Deus lhes servirá de alegria e consolo: “Bem-aventurados os pobres em espírito, Bem-aventurados os aflitos, Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça. Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus".

Francisco usa a expressão “Santidade ao pé da porta” para nos apresentar modelos e condições para alcançar a santidade: “Gosto de ver a santidade nos pais e mães e família que criam os filhos com amor, gosto de ver a santidade no trabalhador que se esforça para trazer o pão para a família, gosto de ver a santidade nos doentes e idosos que ainda sabem sorrir”. Este modelo de santidade é o mesmo descrito por São João Paulo II: “A santidade de muitas pessoas acontece pela conversão ao Evangelho, muitos deles não foram proclamados oficialmente pela Igreja, mas no seu dia a dia deram testemunho da fidelidade a Cristo”

Para alcançar a santidade muitas vezes precisamos caminhar contra a corrente e isto foi o que disse Jesus outrora e que chega aos nossos ouvidos: “Sois do mundo, e ao mesmo tempo não sois do mundo… Vós não sois do mundo do cada um para si, do consumo, da violência, da vingança, do comprometimento… E face a este mundo deveis dizer: não estou de acordo! Sereis felizes, porque fareis ver onde está a verdadeira felicidade. Chamar-vos-ão santos”.

Em outras palavras o perfil de santidade vai sendo construído a cada dia quando fazemos pequenos gestos, imitando a multidão de testemunhas que lavou suas vestes no sangue do Cordeiro: “Bem-aventurados os mansos, Bem-aventurados os misericordiosos, Bem-aventurados os que promovem a paz, Alegrai-vos e exultai”!

Buscar a santidade consiste em ser pessoas ativas e corajosas, apaixonadas pelo Evangelho se tivermos essa coragem nosso semblante será semelhante ao de tantas pessoas reconhecidas como rezamos na oração eucarística: “que souberam amar Cristo e seus irmãos”.

É assim a geração dos que procuram o Senhor!

Um comentário: