sexta-feira, 22 de março de 2024

HOMILIA PARA O DIA 30 DE MARÇO DE 2024 - SÁBADO SANTO - ANO B

 

RENOVAÇÃO PARA UMA VIDA NOVA

É um entendimento geral que a história das pessoas e do mundo é marcada por ciclos, e que após períodos difíceis, novas oportunidades se abrem. É com esse pensamento que os cristãos encaram o Sábado Santo, celebrando a vitória da vida sobre todas as forças da morte, desafiando as previsões mais sombrias. A celebração do Sábado Santo é uma oportunidade de fortalecer a fé da Igreja e de todas as pessoas, reconhecendo Jesus Cristo, que continua renovando todas as coisas.

As leituras e os salmos proclamados nas celebrações do Sábado Santo fazem uma retrospectiva de toda a história, desde a criação até a redenção definitiva em Jesus Cristo. A fraqueza humana levou homens e mulheres, em todos os tempos, a se desviarem de Deus e de Seu plano, uma situação que ecoa muito no mundo contemporâneo. No entanto, é certo que Deus não nos abandona.

Celebrar a Páscoa de Cristo implica compreender que a ressurreição de Jesus ocorre novamente sempre que pessoas e comunidades trabalham de forma decidida no cuidado com a vida, como salientou o Papa Francisco no documento Laudato Si: "Dessa forma, cuida-se do mundo e da qualidade de vida dos mais pobres, com um senso de solidariedade que é, ao mesmo tempo, a consciência de habitar na casa comum que Deus nos confiou. Essas ações comunitárias, quando expressam um amor que se doa, podem transformar-se em experiências espirituais intensas".

Orar no Sábado Santo, unindo as vozes de todos os fiéis, é uma maneira de reconhecer a vitória da ressurreição de Jesus e o convite continuo que é feito: trabalhar para transformar a história e o mundo. A palavra dirigida às mulheres no sepulcro ressoa para cada pessoa neste Sábado de Aleluia: "Não procurem entre os mortos aquele que está vivo".

A comunhão de fé e esperança, unindo os crentes na ressurreição de Jesus, enche as comunidades de alegria e faz com que recordem as maravilhas de Deus ao longo da história. Essa lembrança fortalece as comunidades que enfrentam todo tipo de sofrimento e dor.

 

 

 



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário