sexta-feira, 30 de setembro de 2022

HOMILIA PARA O DIA 02 DE OUTUBRO DE 2022 - 27º COMUM - ANO C

 

FÉ AMOR E CORAGEM

É bastante frequente nas rodas de conversas tratar assuntos sobre as relações interpessoais, e nessas ocasiões vem imediatamente à mente o comportamento de algumas pessoas que procuram levar vantagem em tudo. Sobre esse tipo de atitude costuma-se dizer: “Aquela pessoa dá nó até em pingo d’água”, ou “fulano não dá ponto sem nó” e ainda “A esperteza quando é demais engole o dono”.

Estes e outros provérbios tem a ver com dinamismo, coragem, ousadia, porém valores usados de modo inadequado e sempre em benefício próprio. O Evangelho desse domingo nos convida a usar a esperteza e a coragem para fazer o bem, amar e testemunhar a nossa fé.

É certo que toda a astúcia desse mundo não teria valor algum se não fosse aplicada no cotidiano da vida e com a finalidade de nos fazer experimentar o céu já aqui na terra. É no sentido de usar a sabedoria do mundo que o Papa Francisco insiste na vivência do Evangelho e nas doutrinas para que tenham a força de tocar as mãos, o coração e a cabeça das pessoas.

Para essas situações se aplica a frase do Evangelho desse domingo: “Se vós tivésseis fé, mesmo pequena como um grão de mostarda, poderíeis dizer a esta amoreira: ‘Arranca-te daqui e planta-te no mar’, e ela vos obedeceria”

Essa dimensão de fé foi o que motivou os discípulos de Jesus à medida que fizeram a experiência do encontro com Ele experimentarem a vida como ela é, mas também vivenciarem a dimensão do mistério que ultrapassa todas as outras realidades.

O Evangelho nos convida partir das realidades cotidianas e nos comprometer com o Reino, sem cálculos, sem exigências, antes com gratidão aderir com coragem e radicalidade na convicção que somos todos instrumentos de Deus no meio do mundo para facilitar o conhecimento dos mistérios.

Para isso é importante não agir com a esperteza própria desse mundo, mas “como servos inúteis; fizemos o que devíamos fazer’”.

Que o Senhor nos abençoe e nos coloque sempre nos caminhos da sua Palavra e da sua sabedoria que em tudo superam a astucia desse mundo.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário