sábado, 31 de outubro de 2009

HOMILIA PARA O DIA DE FINADOS 2009


02 de novembro


Dentre as coisas bonitas típicas da criatura humana, uma delas é a lembrança das pessoas com quem convivemos. O nosso idioma reserva uma palavra que poucas línguas conseguem expressar com a mesma força. Entre nós usamos o vocábulo SAUDADE! Esta expressão parece se adequar à celebração do dia de Finados. Nossa Igreja reserva, no seu ritual, um dia para cultivar a saudade dos nossos entes queridos. É a recordação de todos os fiéis defuntos – popularmente chamado como dia de Finados.


A palavra de Deus que ouvimos aponta para a uma direção muito mais ampla do que a pura manifestação de apreço por quem morreu e de saudade daquilo que se realizou. As leituras apontam para uma dimensão da saudade em relação ao futuro. Isto quer dizer, Nos, cristãos, vemos com saudade o dia feliz da vinda gloriosa. Em outras palavras alimentamos uma certeza, que pode ser identificada com saudade dos tempos futuros.


Na primeira leitura de hoje ouvimos: Os que confiam no Senhor compreenderão a verdade, e os que perseveram no amor ficarão junto dele. No salmo rezamos: Ele me guia no caminho mais seguro, mesmo que eu passe pelo vale tenebroso, nenhum mal eu temerei, o Senhor está comigo.
E São Paulo fala aos Romanos: A esperança não decepciona, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações, por meio de Cristo recebemos a glorificação e o perdão dos pecados.


E no evangelho as Palavras de Jesus são confortadoras: Venham ao meu encontro todos os que estão cansados e fatigados sob o peso dos seus fardos eu lhes darei descanso, aprendam que eu sou manso e humilde de coração.


Demos graças ao Pai, nossa fé em Cristo nos faz antecipar a glória futura, isto é alimentar a saudade dos tempos que haverão de vir. Pra nós e pra todos os que já partiram.


Roguemos por nossos falecidos a fim de que também eles gozem da imortalidade e da alegria prometida.

Um comentário:

  1. Olá Pe. Elcio

    Agradecemos pela homilia dia dos finados
    Que Deus te abençoe sempre.

    Rosangela/ Infoblu

    ResponderExcluir