sexta-feira, 7 de maio de 2021

HOMILIA PARA O DIA 09 DE MAIO DE 2021 - 6º DOMINGO DA PÁSCOA - ANO B

 

AMAR COMO DEUS!

Zygmunt Bauman foi um sociólogo que viveu na Inglaterra até 2017, escreveu mais de 40 livros, entres eles um que se intitula: Amor Líquido. Nessa obra o autor trata da fragilidade das formas de amor contemporâneo. Ele afirma que a era das tecnologias tornou as relações humanas tão frágeis que as pessoas amam e deixam de amar com a mesma facilidade como apertam a tecla “delete” no teclado do computador. Segundo Bauman a modernidade é liquida e por consequência todas as relações humanas são também nesse estágio. Tudo muda com tanta facilidade que as pessoas dizem que amam e deixam de amar com uma rapidez imprevisível.

Pois é exatamente o contrário disso que nos sugere a Palavra de Deus desse domingo. A segunda leitura, sempre da carta de João, insiste em definir Deus e o seu jeito de ser. O autor da carta não fala que Deus ama, ou deixa de amar, pelo contrário diz: “Deus é amor.” E a partir daí aponta para a possibilidade de estar ou não com ele: “Amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus e todo aquele que ama nasceu de Deus e conhece Deus. Quem não ama, não chegou a conhecer a Deus”.

O autor dessa carta não faz uma definição de amor ou de Deus a partir de ideias bonitas, mas a partir da própria essência de Deus: Ele é amor! E o jeito de amar de Deus fica claro na primeira  leitura e no evangelho.

No texto dos atos dos apóstolos: “Pedro tomou a palavra e disse:
'De fato, estou compreendendo que Deus não faz distinção entre as pessoas. Pelo contrário, ele aceita quem o teme e pratica a justiça, qualquer que seja a nação a que pertença”. Isso significa o que é decisivo no jeito de ser de Deus é o amor incondicional, o amor de Deus só não alcança aqueles que decididamente não querem. Quanto a nós que declaramos ser seguidores de Jesus somos desafiados a renovar constantemente a disponibilidade para amar, como Jesus propõe no evangelho.

“Como meu Pai me amou, assim também eu vos amei. Permanecei no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu guardei os mandamentos do meu Pai e permaneço no seu amor. Ninguém tem amor maior do que aquele que dá sua vida pelos amigos. Vós sois meus amigos”.

Não se trata de amar de qualquer jeito ou por algum tempo, ou em determinadas circunstâncias. Não serve cultivar o amor líquido da modernidade que se faz um cópia e cola de acordo com o interesse e deleta ou dá um esc quando alguém já deixou de ser importante para os nossos projetos.

E então o Mestre nos diz, uma vez mais, que nos amemos uns aos outros. Não de qualquer jeito, não com teorias, mas como ele mesmo nos amou. Nossa felicidade terá, enfim, o tamanho das amizades que nosso amor tiver construído. Afinal, viver entre nós o amor maior dos amigos que dão a vida significa, em outras palavras, “permanecer no amor” de Deus, confiando naquele que se fez Amigo.

“Eu que vos escolhi e vos designei para irdes e para que produzais fruto
e o vosso fruto permaneça”. Fazer parte dos amigos de Jesus implica em participar efetivamente da missão de transformar o mundo em um lugar onde o amor triunfe sempre. Somos chamados a dar um basta em toda forma de sofrimento, de egoísmo, de miséria, de injustiça, de opressão e escravidão. Isso significa todos os dias e sempre ser construtores da justiça, da paz, da comunhão e da solidariedade. Afinal é isso que rezamos no salmo desse domingo.

R. O Senhor fez conhecer a salvação e
revelou sua justiça às nações.

1Cantai ao Senhor Deus um canto novo,*
porque ele fez prodígios!
Sua mão e o seu braço forte e santo*
alcançaram-lhe a vitória.R.

2O Senhor fez conhecer a salvação,*
e às nações, sua justiça;
3arecordou o seu amor sempre fiel*
3bpela casa de Israel.R.

3cOs confins do universo contemplaram*
3da salvação do nosso Deus.
4Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira,*
alegrai-vos e exultai!R.

Um comentário: