sexta-feira, 28 de maio de 2021

HOMILIA PARA O DIA 03 DE JUNHO DE 2021 - CORPUS CHRISTI - ANO B

 

TODAS AS MINHAS FONTES ESTÃO EM TI

É ponto pacífico para todos que saciar a fome de pão é uma necessidade indiscutível. Não sem razão as instituições e organizações da sociedade e todas as nossas paróquias tem um serviço de assistência social para atender o cinturão de pobreza que circunda nossas casas.

Todos aqueles que organizam campanhas para diminuir os sofrimentos das pessoas tem sempre motivações maiores do que o simples gesto de dar e doar coisas. Para os cristãos as campanhas solidárias tem sua fundamentação, razão e fonte na Eucaristia.

É da força desse sacramento que se origina toda a ação dos batizados para fazer frente aos sofrimentos de cada tempo. Estamos todos convencidos que na Eucaristia está a fonte da vida e da missão da cristã.

Façam isso em minha memória! E a memória de Jesus não se restringe ao momento da instituição da Eucaristia, mas a toda sua vida e todas as suas ações. Acolher os pequenos e pobres, comer com os pecadores, cuidar dos doentes e desemparados. Adorar Jesus na Eucaristia e participar da comunhão devem incidir direta e profundamente em nossa vida diária fazendo-nos testemunhas reconhecíveis da Boa Notícia de Jesus em nosso ambiente de trabalho e em todas as nossas relações sociais.

E desta tarefa ninguém está dispensado, assim afirmou Bento XVI aos jovens reunidos na Austrália em 2008: “Só jovens corajosos, com mente e coração abertos aos ideais mais elevados e generosos poderão restituir beleza e verdade à vida e às relações humanas”.

Por sua vez São João Paulo II recordou que a Eucaristia alimenta o amor das crianças de modo que possam dizer “Jesus me ama eu o amo! E para que isso aconteça de maneira efetiva dá-nos a graça de ser inocentes, generosos, bons, obedientes e alegres, porque a alegria é a fonte da bondade”.

E Francisco recomenda a todos os que se unem a Cristo pelo sacramento que não se distanciem dos pobres, dos doentes, dos perseguidos, essa atitude conduzirá todos à perfeição. Não se esqueçam diz o Papa, todos tem o direito de receber o evangelho e um banquete apreciável.

Estas palavras de Francisco nos fazem recordar mais uma vez São João Paulo II: “Não podemos nos aproximar da Eucaristia sem nos deixar arrastar para a missão que vá ao encontro de todas as pessoas”.

Por isso mesmo nossas celebrações terminam com uma saudação de envio: “Vão em paz o Senhor seja a sua força que ele permaneça com vocês todos os dias”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário