quinta-feira, 2 de setembro de 2021

HOMILIA PARA O DIA 05 DE SETEMBRO DE 2021 - 23º COMUM - ANO B

 

OUVIR, FALAR E SE COMPROMETER COM A VIDA

As inovações tecnologias e o progresso da ciência tem facilitado inúmeras conquistas, grandes realizações e descobertas com um mundo de possibilidades. Ao mesmo tempo temos a real preocupação com a destruição da camada de ozônio, do superaquecimento do planeta, da subida do nível do mar, e outras inúmeras situações que geram insegurança e medo. Por conta dessa situação não são poucas as pessoas que caem em crises de desespero, depressão, tentam e cometem suicídio. Temos até um mês dedicado à prevenção do suicídio. Estas situações é o que se pode comparar com a condição do povo de Israel a quem o profeta Isaias dirige suas palavras na primeira leitura de hoje: Dizei às pessoas deprimidas: 'Criai ânimo, não tenhais medo! Vede, é vosso Deus, é a recompensa de Deus; é ele que vem para vos salvar”

Nas imagens dos cegos, surdos, mudos e coxos que recuperam a sua dignidade e se reintegram à sociedade o profeta afirma que Deus está ao lado desses sofredores para realizar um novo êxodo no qual todos poderão reconhecer as maravilhas que Ele realiza em favor do seu povo que se dá a conhecer em sinais extraordinários muito além das próprias manifestações pessoais: “A terra árida se transformará em lago, e a região sedenta, em fontes d'água”. O profeta está convencido que Deus é uma presença salvadora e amorosa que caminha com todos enfrentando as contrariedades da história. Em lugar de afundar no desespero o profeta convida a olhar o mundo com os olhos de Deus.

O evangelho começa dizendo que Jesus se afastou da região onde estava e foi para o meio dos pagãos. Ele quis se distanciar dos frequentes conflitos com os fariseus e doutores da lei. Para ele não importava o lugar, mas interessava que sua ação fosse em defesa e valorização da vida em qualquer lugar onde houvesse ameaças e sofrimentos.

A pessoa que lhe foi apresentada não parecia ser alguém que fosse por si mesmo buscar a cura e a vida nova: atravessando a região da Decápole. Trouxeram então um homem surdo, que falava com dificuldade, e pediram que Jesus lhe impusesse a mão”. O surdo mudo foi conduzido por outras pessoas dando a entender que se equipara aos muitos do nosso tempo que estão desiludidos, deprimidos, sem coragem para enfrentar as contrariedades da vida e nem tampouco se comprometer com uma nova situação de vida.

Jesus Olhando para o céu, suspirou e disse: 'Efatá!', que quer dizer: 'Abre-te”, devolveu ao homem a condição de inserido na comunidade e na comunhão com as pessoas e com Deus. Recuperando a visão, a audição, a fala e a mobilidade ele já não precisa mais ser conduzido por ninguém, antes, por si mesmo pode fortalecer os laços ao mesmo tempo comprometendo-se com um novo estilo de vida.

O jeito novo de viver São Tiago descreve na segunda leitura: “Meus irmãos, a fé que tendes em nosso Senhor Jesus Cristo glorificado não deve admitir distinção de pessoas”. Isso significa que quem se aproximou de Jesus tem o compromisso de segui-lo praticando a acolhida, a misericórdia, a doação e ainda mais intensamente estar próximo e solidário dos pequenos e dos pobres. Para São Tiago a fé se torna verdadeira quando vai muito além das palavras e pode ser percebida em gestos e atitudes em favor das pessoas.

A carta de São Tiago é um convite para abandonar o orgulho, e a autossuficiência e os preconceitos para acolher com humildade os dons de Deus. Em resumo, ver, ouvir, falar e andar com perfeição implica compromisso pessoal e comunitário com mundo mais igualitário no qual os medos e ameaças sejam superados pela esperança, pela solidariedade e comunhão.

Assim como Deus se apresenta comprometido com a vida e a felicidade das suas criaturas, a liturgia desse domingo nos desafia a um apostolado que renove, transforme e recrie as pessoas e as relações entre todos.

Peçamos que a oração, a Palavra e a Eucaristia nos faça testemunhas da esperança!

Um comentário:

  1. Ver, Ouvir, Falar, Andar, apostolado que transforma e recria a vida humana.

    ResponderExcluir