segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

HOMILIA PARA O DIA 03 DE JANEIRO DE 2021 - FESTA DA MANIFESTAÇÃO DO SENHOR - ANO B

 LUZ PARA ILUMINAR AS NAÇÕES

O filósofo brasileiro Mário Sergio Cortella fala do cotidiano das pessoas afirmando que cada um derrama proposital ou acidentalmente aquilo que traz dentro de sua caneca. Isso significa que somos desafiados a nos perguntar frequentemente o que carrego na minha caneca. Ao mesmo tempo ter a certeza que quando a vida nos surpreende vamos derramar exatamente aquilo que carregamos: Alegria, agradecimento, paz, bondade, humildade! Ou pelo contrário raiva, amargura, tristeza, maledicências e assim por diante.

Ora as leituras deste domingo da manifestação do Senhor nos apresentam a ação de Deus no cotidiano da história e como Deus derrama sobre o mundo aquilo que lhe é próprio e como convida as pessoas a terem as mesmas atitudes.

Deste modo o profeta Isaias fala ao povo de Israel, que retornava da dura experiência do exílio sonhando com uma cidade muito diferente daquela que estavam encontrando. Renova-lhes a esperança garantindo que Deus vai dar a esta terra um novo rosto e que para isso seja pleno todas as pessoas que ali se encontram precisam agir como Deus. Atrair os olhares do mundo inteiro implica que todos façam a sua parte na manutenção da luz que Deus derrama sobre abundantemente: “Levanta-te, acende as luzes, Jerusalém, porque chegou a tua luz, apareceu sobre ti a glória do Senhor. Eis que está a terra envolvida em trevas, e nuvens escuras cobrem os povos; mas sobre ti apareceu o Senhor, e sua glória já se manifesta sobre ti. Os povos caminham à tua luz e os reis ao clarão de tua aurora”.

A mesma tônica é dada por São Paulo na carta aos efésios: “Se ao menos soubésseis da graça que Deus me concedeu para realizar o seu plano a vosso respeito, Este mistério, Deus não o fez conhecer aos homens das gerações passadas mas acaba de o revelar agora” Em outras palavras a salvação de Deus é uma realidade que alcança a todos e não exclui ninguém, em torno da pessoa e do mistério que foi revelado em Jesus todos são convidados a se encontrar numa fraternidade capaz de partilhar e construir solidariedade com todas as pessoas e com a nossa casa comum.

No Evangelho Mateus narra o surpreendente encontro entre os magos estrangeiros e o Rei Herodes. Enquanto os primeiros estavam repletos e guiados pela luz de Deus representada pela estrela, Herodes tinha em sua caneca ódio, vingança, morte e sofrimento. Os magos seguiram a estrela, encontraram o menino e seguiram suas vidas por um caminho diferente do Rei: “Nós vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo. E a estrela, que tinham visto no Oriente, ia adiante deles, até parar sobre o lugar onde estava o menino. Ao verem de novo a estrela, os magos sentiram uma alegria muito grande. Quando entraram na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Ajoelharam-se diante dele, e o adoraram e retornaram para a sua terra, seguindo outro caminho...” enquanto “Herodes ficou perturbado” e quis impedir a manifestação de Deus ao mundo.

Os magos são a representação de todas as pessoas que empenham todos os esforços para construir diariamente a casa dos filhos de Deus, encontram Jesus e o levam ao mundo. Peçamos a graça também nós de lhe seguir sua luz e de levá-la ao mundo acolhendo e incluindo as pessoas nesse grande projeto de vida e de esperança. Como cristãos procuremos encher nossa caneca com tudo o que há de melhor para derramar ao mundo. E que em nossa caneca as pessoas possam reconhecer Jesus e seu projeto para de vida plena para a humanidade inteira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário