segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

HOMILIA PARA O DIA 24 DE JANEIRO DE 2021 - 3º DO TEMPO COMUM - ANO B

 MOSTRAI-ME Ó SENHOR O SEU CAMINHO

Dentre as situações que as pessoas têm dificuldade no dia a dia uma delas é tomar decisões. Sobretudo, porque as decisões podem ser de caráter imediato e apontarem para soluções e alternativas imediatas, porém com consequências para o futuro de todos os envolvidos numa determinada escolha. Esse processo que marca toda a vida costuma ser doloroso e quase sempre se recorre a algum conselho, palpite, opinião e assim por diante.

A leitura do livro de Jonas é a continuação da decisão dele mesmo tomando outro caminho em vez daquele para o qual tinha sido enviado e que o levou a ser jogado no mar e engolido por uma baleia.  No texto de hoje ele aceita a missão e leva ao povo de Nínive a notícia e o convite para uma mudança de vida: “Ainda quarenta dias, e Nínive será destruída'. Os ninivitas acreditaram em Deus; aceitaram fazer jejum, e vestiram sacos, desde o superior ao inferior. Vendo Deus as suas obras de conversão e que os ninivitas se afastavam do mau caminho, compadeceu-se e suspendeu o mal que tinha ameaçado fazer-lhes, e não o fez”.  A decisão dos ninivitas lhes fez provar a bondade e a misericórdia de Deus que significou o perdão e o começo de uma nova história.

A comunidade de Corinto, para quem Paulo escreve a segunda leitura deste domingo, é composta por gente valorosa e entusiasmada, mas que ao mesmo tempo vive as fragilidades de uma cidade com muitos costumes e com culturas muito distintas. E Paulo valoriza tudo o que eles já fazem, ao mesmo tempo lhes deixa claro que todas essas coisas são transitórias e o que os verdadeiros valores estão muito além das realidades terrenas. Vivendo num lugar e num tempo determinado é importante considerar e observar todas as realidades cotidianas sem perder de vista os valores do Reino. Vivam as realidades deste mundo na certeza de que todas elas são passageiras, ou seja, não tornem valores transitórios em escolhas absolutas: “pois a figura desse mundo passa”.

Marcos narra o início da atividade messiânica de Jesus que é a confirmação das outras duas leituras: “O tempo já se completou e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede no Evangelho!”.  Estas palavras são a confirmação do convite feito por Jonas e ouvido pelos cidadãos de Nínive e de Paulo aos coríntios.

Na sequência Jesus forma sua primeira leva de seguidores convidando-os a mudança radical no seu estilo de vida: “Segui-me e eu farei de vós pescadores de homens'. Eles imediatamente seguiram a Jesus”.

Também nós somos diariamente convidados a modificar nossa mentalidade, nossos costumes, nossas verdades e aceitar uma proposta nova, rever nossos valores e atitudes. Para caminhar com Ele e construir uma nova história será necessário uma grande dose de generosidade, de compaixão de coragem para frequentes mudanças de mentalidade. O seguimento de Jesus pode ser pleno em qualquer estado de vida e em todas as profissões desde que tenham como referência a compaixão, a partilha, a construção de um mundo mais justo, fraterno, humano, um mundo que se pode definir como um lugar no qual vivamos como irmãos.

Rezando o salmo deste domingo procuremos tornar realidade aquilo que rezamos:

Mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos,
vossa verdade me oriente e me conduza!


Mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos,
e fazei-me conhecer a vossa estrada!
Vossa verdade me oriente e me conduza,
porque sois o Deus da minha salvação.


Recordai, Senhor meu Deus, vossa ternura
e a vossa compaixão que são eternas!
De mim lembrai-vos, porque sois misericórdia
e sois bondade sem limites, ó Senhor!

O Senhor é piedade e retidão,
e reconduz ao bom caminho os pecadores.
Ele dirige os humildes na justiça,
e aos pobres ele ensina o seu caminho.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário