segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

HOMILIA PARA O DIA 10 DE JANEIRO DE 2021 - BATISMO DO SENHOR - ANO B

 O SENHOR ABENÇOARÁ O SEU POVO COM A PAZ!

Dentre as preocupações que os pais tem em relação aos filhos uma delas diz respeito a escolha da profissão e da maneira como como eles irão desenvolver as ações e responsabilidades que lhe forem confiadas. A liturgia deste domingo apresenta a preocupação de Deus com a salvação da humanidade e esclarece a missão do seu Filho no mundo.

Jesus, apresentando-se para cumprir a lei de Moisés e aceitando o batismo ministrado por João revela-se como o Filho amado de Deus e mostra ao mundo sua missão salvadora. Na condição humana Jesus partilhou de todas as realidades desta natureza e experimentou todas as fragilidades inerentes ao dia a dia no mundo. Porém na sua condição divina ele nos libertou do egoísmo e do pecado e nos garantiu uma vida em plenitude.

A pessoa do servo apresentada pelo profeta: “Eis o meu servo - eu o recebo; eis o meu eleito - nele se compraz minh'alma; pus meu espírito sobre ele,
ele promoverá o julgamento das nações. Ele não clama nem levanta a voz, nem se faz ouvir pelas ruas. Não quebra uma cana rachada nem apaga um pavio que ainda fumega; mas promoverá o julgamento para obter a verdade”, 
este servo é a antecipação da imagem do Filho amado que se revela no evangelho.  Na condição de servo é enviado para realizar todas as promessas de justiça e de paz que nunca terão fim. Longe das fraquezas humanas e das ilusões de poder e de prepotência o servo realiza a sua missão com humildade e simplicidade.

No evangelho João Batista se apresenta como profeta para anunciar o enviado de Deus. Declarando sua pequenez mostra a verdadeira identidade daquele que precisa ser conhecido pelo mundo: “Depois de mim virá alguém mais forte do que eu. Eu nem sou digno de me  abaixar para desamarrar suas sandálias. Eu vos batizei com água, mas ele vos batizará com o Espírito Santo”.

Por sua vez Jesus declara seu propósito de cumprir tudo o que diz respeito a sua condição humana. Caminha lado a lado com as pessoas, experimenta as fragilidades cotidianas e à medida que interage com elas faz conhecer sua condição divina promovendo-os a filhos e herdeiros da mesma promessa reconciliando a humanidade com Deus.

A sua fidelidade ao projeto de Deus lhe rende a declaração extraordinária da sua missão: “E do céu veio uma voz: 'Tu és o meu Filho amado, em ti ponho meu bem-querer”.

No texto dos Atos dos Apóstolos se confirma tudo o que havia sido dito no Evangelho: “Vós sabeis o que aconteceu em toda a Judéia, a começar pela Galiléia, depois do batismo pregado por João: como Jesus de Nazaré foi ungido por Deus com o Espírito Santo e com poder. Ele andou por toda a parte, fazendo o bem e curando a todos os que estavam dominados pelo demônio; porque Deus estava com ele”.

Ontem como hoje, os batizados, como discípulos e missionários somos chamados a testemunhar a salvação que Deus oferece a todos os povos. Para mostrar Jesus não é necessário fazer malabarismos e grandes milagres, simplesmente estar disposto a agir como ele que “passou pelo mundo fazendo o bem”.

Dentre as forma de fazer o bem, uma delas será reconhecer a igualdade e dignidade de todas as pessoas eliminando das nossas relações toda espécie de discriminação e exclusão cuidando de tudo e de todos como bons administradores daquilo que nos foi confiado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário