quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

HOMILIA PARA O DIA 28 DE FEVEREIRO DE 2021 - 2º DOMINGO DA QUARESMA - ANO B

 

VIDA EM PLENITUDE É A VONTADE DE DEUS

Acostumar-se com as coisas boas da vida é fácil, difícil é cair na real! Esta frase certamente já foi usada muitas vezes em nossas lidas diárias. E ela sempre quer significar que o nosso cotidiano é sempre muito exigente e que não podemos cruzar os braços e esperar que as soluções caíssem com o a chuva das nuvens.

Pois foi esse o sentimento dos três amigos de Jesus quando se deram conta que no alto da montanha Deus se deu a conhecer nos sinais extraordinários que se realizaram com Jesus na conversa com Moisés e Elias, com a transfiguração e a revelação misteriosa vinda das nuvens: “Então desceu uma nuvem e os encobriu com sua sombra. E da nuvem saiu uma voz: 'Este é o meu Filho amado. Escutai o que ele diz”.

Os sinais extraordinários que envolveram Jesus os discípulos na montanha tem por objetivo mostrar como Deus vai realizar maravilhas com a humanidade, mas eles são apenas simbólicos, porque na realidade a salvação passa pela doação da vida, pela cruz e pelo sofrimento. Não é aconselhável acampar na montanha imaginando que a vida será sempre triunfante. Aos discípulos assustados Jesus deixa claro que compreender e entrar nos mistérios de Deus consiste em ouvir a Palavra do seu Filho e não ter medo de descer da montanha e encarar os desafios e surpresas que a vida nos prepara a cada dia.

Desafios e surpresas que Abraão soube com maestria ouvir, e mesmo sem entender estar disposto a realizar. A história de Abraão e do seu filho é a interpretação de uma antiga lenda na qual a divindade havia salvado a vida de uma criança que tinha sido destinada ao sacrifício.  A lenda foi aplicada à pessoa de Abraão que por sua fidelidade a Deus pode experimentar a sua misericórdia e fidelidade recíproca. Seguir a Deus com todas as forças e com todo o coração garantiu ao Patriarca a vida do próprio filho como pode garantir a vida de todos os que agem como Abraão.

Paulo Lembra aos romanos que Deus ama a humanidade com um amor tão extraordinário que tal como Abraão não se recusou a entregar o próprio Filho para mostrar o caminho da vida verdadeira: “Se Deus é por nós, quem será contra nós”? Quem acusará os escolhidos de Deus? Jesus Cristo, que morreu, mais ainda, que ressuscitou, e está, à direita de Deus, intercedendo por nós”.

Não tenhamos medo a luz de Deus ilumina nosso caminho na descida das montanhas da vida, nos leva a dignificar a vida sofrida que a realidade cotidiana nos impõe. Não precisamos ter medo e  tentar fugir da realidade  amando tendas no passado ou nas falsas seguranças do mundo. Ouvir o Filho amado implica retomar sempre o dia a dia da vida com todas as suas exigências. Trata-se de se comprometer com as pessoas e com todas as lutas diárias por meio da fraternidade e do dialogo que são um compromisso de amor.

Descer da montanha é o  que  rezamos no Salmo deste domingo:

Andarei na presença de Deus,
junto a ele na terra dos vivos.
Guardei a minha fé, mesmo dizendo:
'É demais o sofrimento em minha vida!'

Vou cumprir minhas promessas ao Senhor*
na presença de seu povo reunido;
nos átrios da casa do Senhor,
em teu meio, ó cidade de Sião!

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário