segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

HOMILIA PARA O DIA 01 DE JANEIRO DE 2020 - SANTA MÃE DE DEUS - ANO B

 TUA BÊNÇÃO, SENHOR, NOS ILUMINE!

A evolução da sociedade e das relações humanas exige cada vez mais planejamento, organização, parcerias, contratos e colaboração.  O Papa Francisco tem insistido que vamos sair desse tempo de “noites escuras” provocadas pela pandemia melhores e mais fortes de quando fomos por ela surpreendidos, mas precisamos sair juntos.

A liturgia deste primeiro dia do ano nos sugere uma ação de graças por tudo o que foi possível enfrentar no ano de 2020, ao mesmo tempo aponta para novas possibilidades e atitudes frente ao novo que se descortina à nossa frente. As leituras podem ser resumidas em três palavras: Bênção, Liberdade, Alegria!

O texto do livro dos números apresenta a mais antiga e extraordinária forma da presença de Deus na vida das pessoas: “O Senhor te abençoe e te guarde! O Senhor faça brilhar sobre ti a sua face, e se compadeça de ti! O Senhor volte para ti o seu rosto e te dê a paz”.  É claro que a presença de alguém na nossa vida supõe que seja aceito por nós e isso implica em reciprocidade entre o que podemos receber e o que temos a oferecer. Assim também se dá com a bênção de Deus cuja presença poderá nos garantir vida plena e segura em meio às adversidades que o tempo e as situações nos apresentam.

São Paulo escreve aos gálatas, como se falasse para cada um de nós: Deus enviou aos nossos corações o Espírito do seu Filho, que clama: Abá - ó Pai! Assim já não és mais escravo, mas filho; e se és filho, és também herdeiro: tudo isso, por graça de Deus”. Se tivermos a convicção que Deus nos fez seus filhos e nos cumulou com a herança de Jesus Cristo podemos também ter a certeza que caminhar em sintonia e comunhão com as outras pessoas será uma forma de perceber a presença e ação de Deus em nossa vida que nos liberta dos medos, das tristezas, dos sofrimentos e das provocações de todos os tempos.

No Evangelho temos quatro personagens que podem nos ensinar como caminhar pela luz que Deus faz brilhar em nós e pelas boas notícias que dele recebemos em meio às dificuldades de cada dia. José um homem justo, Maria que guarda e medita tudo em seu coração, o menino cujo nome significa “Deus nos visita” e os pastores que recebem a noticia e correm para confirmar o que lhes tinha sido revelado.

Todos fazem a mesma experiência de sofrimento, dificuldades e agruras que as circunstâncias exigem, mas nenhum perde a alegria e a certeza de que Deus caminha com eles!

Encontrando tudo como o anjo lhes tinha anunciado os pastores convidam a todos para a mesma atitude: “Os pastores voltaram, glorificando e louvando a Deus por tudo que tinham visto e ouvido”.

No primeiro dia do ano a Igreja nos convida a colocar Maria como modelo a ser imitada quando se trata de reconhecer em Jesus a visita de Deus e nele acolher tudo o que Ele nos dá como bênção sobre bênção.

Vamos pedir nesse primeiro dia do ano a serenidade de Maria para meditar e guardar tudo o que nos chega diariamente e nestes fatos descobrir os caminhos de Deus que muitas vezes se revela nas curvas do cotidiano e nos altos e baixos da vida. Que Maria nos ensine a valorizar, respeitar e promover as pessoas, sobretudo, as mais fragilizadas a assumir o caminho e o compromisso da paz que começa em nossa própria casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário