segunda-feira, 24 de outubro de 2022

HOMILIA PARA O DIA 30 DE OUTUBRO DE 2022 - 31º COMUM - ANO C

 

O SENHOR É AMIGO DA VIDA

Não é raro que as pessoas tenham atitudes de soberba e prepotência em relação a si mesmas e até com às demais pessoas com quem se relaciona. Muitas vezes nós mesmos nos damos conta que nossas atitudes não correspondem ao bem que gostaríamos de realizar. E quando isso acontece, independentemente de qualquer doutrina ou religião é a própria consciência quem acusa e provoca transformações e novas atitudes que facilitem uma melhor compreensão da vida. São situações como estas que estão contempladas na Palavra de Deus sugerida para a leitura desse domingo.

O Livro da Sabedoria convida os judeus de outrora a retomarem os ensinamentos e doutrinas que aprenderam dos seus antepassados e sobretudo a perceber que Deus é a única e verdadeira fonte de onde vem toda a sabedoria e felicidade: “Senhor, o mundo inteiro, diante de ti, é como um grão de areia na balança, uma gota de orvalho da manhã que cai sobre a terra. Entretanto, de todos tens compaixão, porque tudo podes. Fechas os olhos aos pecados dos homens, para que se arrependam

Não é difícil para entender três coisas que nos levam reconhecer o jeito de ser de Deus. Ele ama indistintamente, se preocupa, corrige, perdoa e convida para voltar ao bom caminho. A lógica de Deus é fundamentada no perdão e tem origem na sua grandeza.

No Evangelho, mais uma vez Jesus se confronta com os justos, ou que se acham melhores que os outros e com o pecado e o pecador. Zaqueu, que acaba sendo o personagem central do encontro desse domingo tem todos os adjetivos e qualidades de uma pessoa que não merecia a confiança dos judeus perfeitos de outrora: “Jesus tinha entrado em Jericó e estava atravessando a cidade. Havia ali um homem chamado Zaqueu, que era chefe dos cobradores de impostos e muito rico”. Além disso tinha baixa estatura e facilmente se aproveitava da sua condição para explorar os outros se beneficiando da sua profissão para acumular ainda mais riqueza. Apesar disso tudo Zaqueu não se conformava com a sua condição e ouvindo falar de Jesus sentiu-se provocado pelas informações que recebia: “Zaqueu procurava ver quem era Jesus, mas não conseguia, por causa da multidão, pois era muito baixo. Então ele correu à frente e subiu numa figueira para ver Jesus, que devia passar por ali”.

No contexto da caminhada, os seguidores esperavam que Jesus aproveitasse da ocasião para desqualificar ainda mais esse corrupto e aproveitador. Mas Jesus surpreende a todos, e agindo com a lógica de Deus declara: “Zaqueu, desce depressa! Hoje eu devo ficar na tua casa”Aqueles que se julgavam puros começaram a questionar, mais uma vez a atitude de Jesus: “Ao ver isso, todos começaram a murmurar, dizendo: “Ele foi hospedar-se na casa de um pecador!”

O desfecho desse encontro não poderia terminar de outra maneira: “Senhor, eu dou a metade dos meus bens aos pobres, e se defraudei alguém, vou devolver quatro vezes mais”. A atitude de Zaqueu não só desmascara a falsa pureza de alguns como supera em muito tudo o que previa a lei judaica.

Da parte de Jesus se confirma a prática de Deus: “Hoje a salvação entrou nesta casa, porque também este homem é um filho de Abraão. Com efeito, o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido”.

Dá para entender, ou precisa desenhar, como costumamos dizer! A lógica de Deus é da acolhida, do perdão, da misericórdia e da conversão. Esta é a boa nova de Deus que também nós somos convidados a vivenciar e ser testemunha que Deus ama e acolhe a todos, isso não significa mascarar o pecado nem tampouco pactuar com o que aquilo que está errado.

Isso também Paulo ensina na sua carta aos tessalonicenses. Paulo desautoriza os fanáticos e fundamentalistas e deixa claro que Deus é protagonista quando se refere a salvação e a qualidade de vida das pessoas e que todos podemos dar o melhor de nós para que “O nome de nosso Senhor Jesus Cristo será glorificado em vós, e vós nele, em virtude da graça do nosso Deus e do Senhor Jesus Cristo”.

Afinal é isso que rezamos no salmo: “ Misericórdia e piedade é o Senhor,/ ele é amor, é paciência, é compaixão./ O Senhor é muito bom para com todos,/ sua ternura abraça toda criatura”.

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário