quarta-feira, 6 de outubro de 2021

HOMILIA PARA O DIA 10 DE OUTUBRO DE 2021 - 28º COMUM - ANO B

 

DAI AO NOSSO CORAÇÃO

As palavras visão, missão e objetivo fazem parte da vida de todas as pessoas e com muito mais intensidade nestes tempos de transformações rápidas e de modernidade liquida. Nestas circunstâncias ainda mais as pessoas procuram ajuda, conselho e opinião para suas decisões e escolhas. Entretanto, nem sempre procuram o conselheiro e a opinião mais segura para tomar decisões importantes e decisivas em suas vidas.

As leituras deste domingo apontam alternativas seguras quando uma pessoa quer errar menos e correr menor risco em relação às suas escolhas. A Palavra de Deus nos recorda o provérbio popular: “Nem tudo o que reluz é ouro” e que uma correta visão de mundo e missão de acordo com aquilo que se acredita implica também em renunciar certas propostas e outros caminhos.

O autor do livro da Sabedoria, na primeira leitura, é categórico em afirmar que a única e verdadeira sabedoria vem de Deus e só por meio dela será possível tomar decisões acertadas. A sabedoria é um dom que Deus dá gratuitamente, porém para isso é necessário um coração e uma vida abertos e acolhedores que reconheça a finitude da própria existência e não se julgue autossuficiente e capaz de prescindir de Deus e dos seus dons. A leitura é um convite a colocar na hierarquia correta os valores sobre os quais construímos nossa visão de mundo e nossa missão nele: “Preferi a Sabedoria aos cetros e tronos e em comparação com ela, julguei sem valor a riqueza; a ela não igualei nenhuma pedra preciosa, pois, a seu lado, todo o ouro do mundo é um punhado de areia e diante dela, a prata, será como a lama”.

No Evangelho, a pessoa que se ajoelha diante de Jesus em nada se compara aos fariseus e doutores da lei que vinham com propostas embaraçosas para colocar Jesus a prova. Este se ajoelha e o chama de bom e de mestre e coloca pra Jesus questões que o inquietam ao mesmo tempo pede uma luz para o mais alto objetivo da sua vida, ou seja, quer saber qual sua verdadeira missão no mundo.

Jesus reconhece a honestidade e a sinceridade da pessoa que lhe apresenta o pedido remetendo-lhe à lei de Moisés a qual o interlocutor garante conhecer e cumprir fielmente. Diante dessa afirmativa Jesus o desafia a dar um passo maior: Já não se trata somente de ganhar a vida eterna, mas ser participante do reino desde essa vida, como Ele vai dizer depois aos discípulos: ‘Vai vende o que tens e dá aos pobres depois vem e segue-me”.

A visão de mundo e a missão que Jesus lhe apresenta implicam partilha, solidariedade, doação fazer essas escolhas garante o que todos terão ainda nesta vida:  Em verdade vos digo, quem tiver deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, campos, por causa de mim e do Evangelho, receberá cem vezes mais agora, durante esta vida casa, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições e, no mundo futuro, a vida eterna”.

A vida eterna é um dom gratuito de Deus que nós começamos a vivenciar à medida que deixamos a nossa bolha de segurança dos falsos e efêmeros valores desse mundo para entrar na dinâmica da compaixão e da lógica de Deus. Em resumo podemos dizer que a vida eterna se compara ao provérbio popular: “Na cama que você fizer, nela se deitará”.

E ninguém melhor do que compreender e aceitar a Palavra de Deus, como nos mostra a carta aos Hebreus, pode ajudar as pessoas a discernir entre o bem e o mal o caminho correto e as escolhas eficazes: “A Palavra de Deus é viva, eficaz. Ela julga os pensamentos e as intenções do coração. E não há criatura que possa ocultar-se diante dela. Tudo está nu e descoberto aos seus olhos, e é a ela que devemos prestar contas”.

Peçamos a graça de compreender a Palavra que ouvimos, nos deixar moldar pela oração que fazemos e alimentados pela Eucaristia que recebemos compreender com precisão qual é nossa missão purificando a visão e os objetivos que temos para nossa existência no mundo.

segunda-feira, 27 de setembro de 2021

HOMILIA PARA O DIA 03 DE OUTUBRO DE 2021 - 27º DOMINGO COMUM - ANO B

 

A MEDIDA DO AMOR É AMAR SEM MEDIDA

Quem trabalha na educação em todos os níveis certamente já ouviu a expressão: “Contação de histórias! ” Como um recurso pedagógico capaz de auxiliar pais, professores e alunos compreenderem algum tema ou situação de difícil entendimento. Pais e mães costumam contar histórias para os filhos em diversas circunstâncias da vida. Todos sabemos que as histórias, por si mesmas, nem sempre são verdadeiras, mas as lições que se pode tirar de cada uma delas revelam verdades tornando mais fácil compreender aquilo que sem esse recurso seria muito complexo.

Pois esse é o recurso que o autor do livro do Gênesis se serve na primeira leitura deste domingo cujo objetivo é mostrar que no início de tudo e de todas as coisas está a mão misericordiosa de Deus propondo um estilo de vida que implica compreender a igual dignidade da humanidade como obra prima de Deus: O Senhor Deus disse: 'Não é bom que o homem esteja só. Vou dar-lhe uma auxiliar semelhante a ele'.  E Adão Exclamou: Desta vez, sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne! Ela será chamada 'mulher' porque foi tirada do homem'. Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher, e eles serão uma só carne”.

A maneira como o autor conta a criação do homem e da mulher tem por objetivo deixar claro que eles são da mesma carne, isso significa iguais em dignidade e que devem um ao outro respeito e que na relação entre eles não pode existir dominação, escravidão, prepotência, e outras formas de tratamento que considerem a pessoa como propriedade e posse para ser negociada com vantagens de um sobre o outro.

No Evangelho, mais uma vez, estão os fariseus querendo colocar Jesus a prova e tentar encontra algum motivo para lhe condenar. Sem fugir da perspectiva legal Jesus lhes recorda o plano de Deus para a humanidade e que antecede em muito as perspectivas legais impostas por Moisés. A intenção inicial do criador tinha por finalidade a ajuda, o amor, a complementariedade isso significa a capacidade de viver um para o outro e qualquer ruptura nesse projeto será sempre um fracasso que não está nos planos de Deus. .

Quando se trata da felicidade e realização plena das criaturas o divórcio não entra nesse projeto as pessoas existem para formar um com o outro comunhão e unidade. Acolhendo as crianças e repreendendo aqueles que as querem afastar Jesus denuncia quem trilha os caminhos da autossuficiência, do orgulho, do calculismo contrariando a lógica de Deus.

As crianças são o modelo de pessoas frágeis que precisam de cuidado e compreensão da comunidade e de todos, que é também a atitude que a comunidade precisa ter com as pessoas que apesar do seu esforço e da sua boa vontade não conseguem viver plenamente os ideais do Evangelho. Esse é também o conselho que o Papa Francisco sugere aos casais unidos e felizes os quais podem entender melhor do que qualquer outro a ferida e o sofrimento causado por uma falência do amor. Por isso é importante que consigam levar o testemunho de um casal feliz acolhendo os que fracassaram com suas feridas sob o olhar do Cristo Bom Pastor sem esquecer o sofrimento indescritível das crianças, vocês podem dar-lhes muito, recomenda o Papa.

Quando se trata de famílias em situação de sofrimento indescritível nos encontramos com a comunidade para quem foi escrita a Carta aos Hebreus cujo texto é a segunda leitura de hoje. Os destinatários da carta tinham perdido o fervor do Evangelho e se deixaram dominar pelo desânimo. O autor da carta cumpre o papel de levar aquela comunidade a crescer na fé, para isso mostra como também Cristo enfrentou as debilidades e a própria morte, no entanto provou que sua vida está nas mãos de Deus e que a vitória é certa.

Também nós podemos crer, que, não obstante todos os sofrimentos e provações, fracassos e decepções no final seremos acolhidos como Jesus fez com as crianças “Deixai vir a mim as crianças. Não as proibais, porque o Reino de Deus é dos que são como elas”. Quem caminha com Jesus não fica prisioneiro da dor e do sofrimento, como escreveu o poeta Fernando Sabino: “No fim tudo vai dar certo e se não deu certo ainda é porque não chegou ao fim”.

quinta-feira, 23 de setembro de 2021

HOMILIA PARA O DIA 26 DE SETEMBRO DE 2021 - 26º DOMINGO COMUM - ANO B

 

FRATERNIDADE DO EVANGELHO E AMIZADE SOCIAL

Ano passado o Papa Francisco publicou uma carta intitulada Fratelli Tutti cujo conteúdo trata da fraternidade e acolhimento aos diferentes. O Papa começa sua carta recordando um ensinamento de São Francisco de Assis que não fazia guerra dialética impondo suas doutrinas e seus pontos de vista, antes comunicava o amor de Deus. Estamos vivendo tempos de intolerância quer seja por meios físicos, quer por palavras ou recursos de mídia as pessoas se confrontam e criam conflitos que prejudicam as relações e ameaçam a vida em todos os lugares.

Ao contrário dessa situação a Palavra de Deus desse domingo é a mesma que sustentou as convicções de São Francisco de Assis e nos apresenta alternativas para que aprendamos reconhecer a presença de Deus em todas as pessoas independente de pertencerem ou não ao nosso grupo de amigos, à nossa Igreja, ou qualquer instituição a que pertencemos.

O livro dos Números narrando como o Espírito de Deus foi distribuído entre os setenta é uma referência clara da liberdade e alcance das maravilhas que Deus realiza em todos e convida cada pessoa a agir como Moisés, isso é reconhecer a presença de Deus em todas as circunstâncias que se realizam à nossa volta. A resposta de Moisés para aquele que lhe fez uma queixa sobre outra pessoa, é a mesma que pode ser dada na atualidade: Quem dera que todo o povo do Senhor fosse profeta, e que o Senhor lhe concedesse o seu espírito”.

No Evangelho nos encontramos com Jesus ainda dando ensinamentos aos seus discípulos e os convidando e pensar e agir de acordo com a lógica do Reino. Na proposta de Deus não tem espaço para arrogância, ciúmes, presunção, posse exclusiva do bem e da verdade, antes o Espírito de Deus que paira no mundo é um convite a acolhida, a liberdade, a inclusão e arrancar da própria vida todas as atitudes e situações que são incompatíveis com essa forma de agir.

Ontem como hoje aqueles que seguem e acreditam em Jesus correm o risco de formar pequenos guetos de pessoas que se julgam melhores e mais perfeitos, adotam posturas de quem se considera melhor que os demais, formam grupos de privilegiados. Jesus que já havia dado mostras de acolhimento, de perdão, de inclusão sem julgamentos repete com outras palavras o que Moisés disse outrora ao seu interlocutor: Quem não é contra nós é a nosso favor. Em verdade eu vos digo: quem vos der a beber um copo de água, porque sois de Cristo, não ficará sem receber a sua recompensa. E, se alguém escandalizar um destes pequeninos que creem, melhor seria que fosse jogado no mar com uma pedra de moinho amarrada ao pescoço”.

Nós como os discípulos de outrora facilmente esquecemos que o único poder que vale a pena é o poder do amor, e que só esse poder pode nos fazer todos irmãos. Jesus procura mostrar aos discípulos a necessidade de ultrapassar uma visão egoísta em relação aos valores do reino. O ensinamento de Jesus propõe a capacidade de viver e conviver com as diferenças não se fechando como diz o Papa Francisco numa Igreja que quer “engaiolar o Espírito Santo. ” Acima dos interesses de cada pessoa ou da própria Igreja ou instituição os cristãos devem pensar no bem comum.

Ontem como hoje muitos cristãos e muitos católicos tem medo de ver os seus sonhos de grandeza e de poder ameaçados e por isso criam regras, normas, permissões e proibições que impedem outras pessoas de fazer parte do seu grupo que se considera melhor e mais merecedor do Reino. Em nome da doutrina, da ordem e da disciplina excluímos multidões de pessoas da possibilidade da comunhão eucarística e não nos damos conta da insistência que continua a fazer o Papa Francisco: A Eucaristia não é um prêmio para os bons, mas um remédio para os doentes!

Peçamos as luzes do Espirito Santo que nos iluminem e nos ensinem a enxergar a presença de Deus e nos faça fiéis a missão recebida no Batismo de sermos no meio do mundo o bom perfume de Jesus, sinais do seu sacerdócio, da sua profecia e do seu reinado.

 

quarta-feira, 15 de setembro de 2021

HOMILIA PARA O DIA 19 DE SETEMBRO DE 2021 - 25º COMUM - ANO B

                                  O FRUTO DA JUSTIÇA É SEMEADO NA PAZ

Se tem uma coisa bonita nas relações humanas, uma delas é a valorização das pessoas, dos dons e carismas, das qualidades e do reconhecimento por serviços prestados voluntariamente. Nesse tempo de isolamento social o mundo inteiro teve oportunidade de reconhecer muitos heróis anônimos que se destacaram pela maneira como encararam as dificuldades próprias da condição em que a humanidade se encontrou. Esses são os verdadeiros heróis. E é sobre heroísmo e cultivo de valores verdadeiros que tratam as leituras desse domingo.

O autor do livro da Sabedoria apresentando a situação na qual vive o povo judeu, que havia perdido a sua identidade, os convida a redescobrirem a fé e os valores que foram cultivados por seus antepassados garantindo que só no verdadeiro Deus está a sabedoria e felicidade. Na figura da bondade e da iniquidade ele distingue a sabedoria de Deus e a sabedoria do mundo. Escolher a sabedoria de Deus não é sinônimo de vida fácil, apesar disso, ontem como hoje todos são convidados a escolher a sabedoria de Deus com todas as consequências que essa opção pode ter em nossa vida.

São Tiago, na segunda leitura dá uma indicação bem precisa do que significa viver segundo a sabedoria de Deus. A sabedoria do mundo é responsável por infelicidades, violência, divisões e conflitos: “Caríssimos: Onde há inveja e rivalidade, aí estão as desordens e toda espécie de obras más. Por outra parte, a sabedoria que vem do alto é, antes de tudo, pura, pacífica, modesta, conciliadora, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade e sem fingimento. O fruto da justiça é semeado na paz, para aqueles que promovem a paz”.

Mais uma vez no Evangelho Jesus está ensinando os apóstolos e lhes mostrando as consequências de uma vida comprometida com um projeto de vida que não seja a glória, e os elogios do mundo: “Jesus estava ensinando aos seus discípulos E dizia-lhes: 'O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens, e eles o matarão. Mas, três dias após sua morte, ele ressuscitará”.

A conclusão do Evangelho desse domingo fica clara que a grandeza a importância do discípulo não reside no poder e na autoridade sobre os demais, mas quando é capaz de amar, acolher, cuidar e se responsabilizar pelos demais: “Se alguém quiser ser o primeiro, que seja o último de todos e aquele que serve a todos!' Em seguida, pegou uma criança, colocou-a no meio deles, e abraçando-a disse: 'Quem acolher em meu nome uma destas crianças, é a mim que estará acolhendo. E quem me acolher, está acolhendo, não a mim, mas àquele que me enviou”.

Jesus desmascara a ambição daqueles que se julgam melhores que os outros, que querem ocupar funções e serviços para terem domínio sobre os demais. Na criança desprovida de qualquer interesse Jesus mostra como é possível para qualquer pessoa em qualquer tempo se tornar grande não seguindo a lógica do mundo.

Famosos, não são aqueles que cumprem todas as regras, todas as leis, famoso, na lógica de Deus são os trabalhadores honestos que com o suor do seu rosto garantem o sustento das famílias e o progresso da sociedade. Heroínas são as mães que multiplicam o pão na mesa e educam os filhos para uma vida honesta. Heróis são aqueles que arriscam a própria vida para salvar a dos outros.

Ao contrário do carreirismo, da fama, dos aplausos o Evangelho nos convida a dedicar nossas vidas por causas que valham a pena. A esse tipo de pessoa o Papa Francisco chama de Santo: Gosto de ver a santidade no povo paciente de Deus: nos pais que criam os seus filhos com tanto amor, nos homens e mulheres que trabalham a fim de trazer o pão para casa, nos doentes, nas consagradas idosas que continuam a sorrir. Nesta constância de continuar a caminhar dia após dia, vejo a santidade da Igreja militante. Esta é muitas vezes a santidade «ao pé da porta», daqueles que vivem perto de nós e são um reflexo da presença de Deus, ou – por outras palavras – da «classe média da santidade.”

terça-feira, 7 de setembro de 2021

HOMILIA PARA O DIA 12 DE SETEMBRO DE 2021 - 24º COMUM - AN0 B

 

Reconhecer, aceitar e assumir a causa daquele que acreditamos

Os conceitos e definições que se dão para a pessoa de Jesus são algumas das manifestações mais divulgadas e pelo maior número de meios de comunicação na atualidade. Imagens e frases de efeito estampadas nas vestimentas, adesivos e faixas em espaços públicos, frases e canções em todos os gêneros literários e musicais, imagens e mensagens circulam em abundância pelas redes sociais. Nesse sentido se pode dizer que na atualidade como outrora as pessoas têm muitas opiniões e respostas para a pergunta que Jesus dirige aos discípulos no Evangelho desse domingo: “Quem dizem as pessoas que eu sou? ”

Porém a Palavra de Deus nas três leituras nos sugere muito mais do que dar uma definição sobre quem é Jesus, pois ao dizer isso supõe que associado a essa definição aqueles que a manifestam tem também a responsabilidade de agir de acordo com aquilo que acreditam.

Podemos começar pela definição que o profeta faz na primeira leitura: O Senhor abriu-me os ouvidos; o Senhor Deus é meu Auxiliador, A meu lado está quem me justifica; sim, o Senhor Deus é meu Auxiliador”.  Entretanto ao fazer estas confissões o profeta declara que: Ofereci as costas para me baterem e as faces para me arrancarem a barba: não desviei o rosto de bofetões e cusparadas. Não me deixei abater o ânimo”. Isso significa que reconhecer a presença de Deus em nossa vida implica também testemunhar a Palavra da Salvação que Ele oferece, enfrentar a perseguição e as incompreensões, compreender que apesar dos sofrimentos a vida humana não está destinada ao fracasso, tal como foi a vida de Jesus em quem os primeiros cristãos reconheceram como sendo a pessoa de Jesus Cristo.

A mesma convicção é atestada por São Tiago na segunda leitura. Aceitar e seguir Jesus Cristo não é uma coisa que se faça com belas palavras e bonitas teorias, antes implica gestos e atitudes concretas de amor, de partilha, de serviço e de solidariedade para com as pessoas.  Meus irmãos, que adianta alguém dizer que tem fé, quando não a põe em prática? A fé: se não se traduz em obras, por si só está morta pelo contrário, afirmar em quem a gente acredita implica fazer sintonia entre palavras e ações: Em compensação, alguém poderá dizer: Tu tens a fé e eu tenho a prática! Tu, mostra-me a tua fé sem as obras, que eu te mostrarei a minha fé pelas obras”.

No Evangelho Jesus provocou os discípulos a lhe dar uma resposta que tivesse sintonia entre as palavras e a vida: Quem dizem os homens que eu sou? E vós, quem dizeis que eu sou? Pedro respondeu: Tu és o Messias” Quando Pedro lhe responde corretamente Jesus completa com a consequência dessa resposta, ou seja, não basta dizer que Ele é o Messias, é preciso compreender as implicações dessa resposta: começou a ensiná-los, dizendo que o “Filho do Homem devia sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei; devia ser morto, e ressuscitar depois de três dias. No momento em que Pedro não concorda com essa atitude Jesus lhe repreende com severidade: Jesus voltou-se, olhou para os discípulos e repreendeu a Pedro, dizendo: 'Vai para longe de mim, Satanás!' Tu não pensas como Deus, e sim como os homens”. E conclui sua fala com uma declaração que permite fazer uma ponte com as palavras do profeta: “Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga. Pois quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; mas quem perder a sua vida por causa de mim e do Evangelho, vai salvá-la”.

Na Condição de Messias e enviado do Pai Jesus é muito claro dizendo que a vida verdadeira não passa pelos triunfos e êxitos humanos, mas pelo amor e pela entrega dela até as últimas consequências. Quem acredita em Jesus é convidado a agir como Ele!

Não se trata de pessoas que amam o sofrimento pelo sofrimento, a dificuldade pela dificuldade, ou de rebeldes sem causa. O Mestre nos quer participantes da sua missão por uma vida que se doa e se plenifica no serviço da caridade, da compaixão e do trabalho por uma vida que esteja em conformidade com aquilo que rezamos: “Ó Deus criador de todas as coisas, voltai para nós o vosso olhar e para sentirmos em nós a ação do vosso amor, fazei que vos sirvamos de todo o coração”.

quinta-feira, 2 de setembro de 2021

HOMILIA PARA O DIA 05 DE SETEMBRO DE 2021 - 23º COMUM - ANO B

 

OUVIR, FALAR E SE COMPROMETER COM A VIDA

As inovações tecnologias e o progresso da ciência tem facilitado inúmeras conquistas, grandes realizações e descobertas com um mundo de possibilidades. Ao mesmo tempo temos a real preocupação com a destruição da camada de ozônio, do superaquecimento do planeta, da subida do nível do mar, e outras inúmeras situações que geram insegurança e medo. Por conta dessa situação não são poucas as pessoas que caem em crises de desespero, depressão, tentam e cometem suicídio. Temos até um mês dedicado à prevenção do suicídio. Estas situações é o que se pode comparar com a condição do povo de Israel a quem o profeta Isaias dirige suas palavras na primeira leitura de hoje: Dizei às pessoas deprimidas: 'Criai ânimo, não tenhais medo! Vede, é vosso Deus, é a recompensa de Deus; é ele que vem para vos salvar”

Nas imagens dos cegos, surdos, mudos e coxos que recuperam a sua dignidade e se reintegram à sociedade o profeta afirma que Deus está ao lado desses sofredores para realizar um novo êxodo no qual todos poderão reconhecer as maravilhas que Ele realiza em favor do seu povo que se dá a conhecer em sinais extraordinários muito além das próprias manifestações pessoais: “A terra árida se transformará em lago, e a região sedenta, em fontes d'água”. O profeta está convencido que Deus é uma presença salvadora e amorosa que caminha com todos enfrentando as contrariedades da história. Em lugar de afundar no desespero o profeta convida a olhar o mundo com os olhos de Deus.

O evangelho começa dizendo que Jesus se afastou da região onde estava e foi para o meio dos pagãos. Ele quis se distanciar dos frequentes conflitos com os fariseus e doutores da lei. Para ele não importava o lugar, mas interessava que sua ação fosse em defesa e valorização da vida em qualquer lugar onde houvesse ameaças e sofrimentos.

A pessoa que lhe foi apresentada não parecia ser alguém que fosse por si mesmo buscar a cura e a vida nova: atravessando a região da Decápole. Trouxeram então um homem surdo, que falava com dificuldade, e pediram que Jesus lhe impusesse a mão”. O surdo mudo foi conduzido por outras pessoas dando a entender que se equipara aos muitos do nosso tempo que estão desiludidos, deprimidos, sem coragem para enfrentar as contrariedades da vida e nem tampouco se comprometer com uma nova situação de vida.

Jesus Olhando para o céu, suspirou e disse: 'Efatá!', que quer dizer: 'Abre-te”, devolveu ao homem a condição de inserido na comunidade e na comunhão com as pessoas e com Deus. Recuperando a visão, a audição, a fala e a mobilidade ele já não precisa mais ser conduzido por ninguém, antes, por si mesmo pode fortalecer os laços ao mesmo tempo comprometendo-se com um novo estilo de vida.

O jeito novo de viver São Tiago descreve na segunda leitura: “Meus irmãos, a fé que tendes em nosso Senhor Jesus Cristo glorificado não deve admitir distinção de pessoas”. Isso significa que quem se aproximou de Jesus tem o compromisso de segui-lo praticando a acolhida, a misericórdia, a doação e ainda mais intensamente estar próximo e solidário dos pequenos e dos pobres. Para São Tiago a fé se torna verdadeira quando vai muito além das palavras e pode ser percebida em gestos e atitudes em favor das pessoas.

A carta de São Tiago é um convite para abandonar o orgulho, e a autossuficiência e os preconceitos para acolher com humildade os dons de Deus. Em resumo, ver, ouvir, falar e andar com perfeição implica compromisso pessoal e comunitário com mundo mais igualitário no qual os medos e ameaças sejam superados pela esperança, pela solidariedade e comunhão.

Assim como Deus se apresenta comprometido com a vida e a felicidade das suas criaturas, a liturgia desse domingo nos desafia a um apostolado que renove, transforme e recrie as pessoas e as relações entre todos.

Peçamos que a oração, a Palavra e a Eucaristia nos faça testemunhas da esperança!

quarta-feira, 25 de agosto de 2021

HOMILIA PARA O DIA 29 DE AGOSTO DE 2021 - 22º DOMINGO COMUM - ANO B -

 

SENHOR, QEM MORARA EM VOSSA CASA?

Nos últimos dias pelo menos três situações chamaram a atenção do mundo todo. A tomada de poder pelos grupos fundamentalistas no Afeganistão, ameaçando a vida e os direitos das pessoas em nome do respeito a lei e do cumprimento da vontade divina.

O último terremoto no Haiti que se soma a pobreza e a corrupção deixando milhares de pessoas desprotegidas e relegadas à própria sorte.

O medo que ainda ronda o mundo vitimado pela pandemia, não obstante o sucesso das campanhas de vacinação e o aparente controle da COVID 19.

Em ambas as situações o problema não está na letra da lei, nem precisamente no cumprimento ou descumprimento de regras e normas, mas no cuidado com a vida como um dom a ser preservado e valorizado em qualquer circunstância.

É sobre cuidado e valorização da vida que tratam as leituras da Palavra de Deus nesse domingo. A lei de Deus que está no livro do deuteronômio tem um objetivo muito claro: “Moisés falou ao povo, dizendo: 'Agora, Israel, ouve as leis e os decretos que eu vos ensino a cumprir, para que, fazendo-o, vivais e entreis na posse da terra prometida pelo Senhor Deus de vossos pais”.

A lei é o indicativo de um caminho para a vida plena, não se esgota no cumprimento da regra pela regra ou de ritos e práticas vazias. Cumprir os mandamentos é um processo de conversão e de compromisso de quem ama a Deus e aos irmãos: “Vós os guardareis e os poreis em prática, porque neles está vossa sabedoria e inteligência perante os povos. Pois, qual é a grande nação cujos deuses lhe são tão próximos como o Senhor nosso Deus, sempre que o invocamos? E que nação haverá tão grande que tenha leis e decretos tão justos”. Em resumo, praticar a lei é condição para a felicidade e vida plena!

No Evangelho, mais uma vez Jesus se defronta com o legalismo dos fariseus: “Os fariseus e alguns mestres vieram de Jerusalém e se reuniram em torno de Jesus e lhe perguntaram 'Por que os teus discípulos não seguem a tradição dos antigos”. Na resposta Jesus retoma as profecias bem conhecidas dos doutores da lei: “Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim. De nada adianta o culto que me prestam, pois, as doutrinas que ensinam são preceitos humanos'. Vós abandonais o mandamento de Deus para seguir a tradição dos homens”. Para dar uma resposta à altura do questionamento Jesus apela ao justo valor que se deve dar às leis e normas na medida em que elas servem como meio para o respeito às pessoas e a Deus: “Escutai todos e compreendei: o que torna impuro o homem não é o que entra nele vindo de fora, mas o que sai do seu interior. Pois é de dentro do coração humano que saem as más intenções, imoralidades, roubos, assassínios, adultérios, ambições desmedidas, maldades, fraudes, devassidão, inveja, calúnia, orgulho, falta de juízo”. Todas estas coisas más saem de dentro, e são elas que tornam impuro o homem”.

O ensinamento que Jesus dá aos fariseus de outrora pode ser aplicado a nós e as nossas comunidades. O mais importante não é a prática de todas as leis e regras, mesmo aquelas propostas pela igreja. O mais importante não é o cumprimento escrupuloso dos ritos, regras e normas, mas é verdadeiramente cristão acolher as pessoas como um gesto de gratidão a Deus. É importante celebrar e participar da vida comunitária na medida em que essa prática se torne amor partilhado. A verdadeira preocupação de quem acredita deve ser moldar o seu coração na prática do amor e da caridade como se reza no salmo: “Senhor, quem morará em vossa casa É aquele que caminha sem pecado e pratica a justiça fielmente; que pensa a verdade no seu íntimo e não solta em calúnias sua língua. Que em nada prejudica o seu irmão, nem cobre de insultos seu vizinho; nem se deixa subornar contra o inocente”.

E Tiago na sua carta que é a segunda leitura dá uma lição objetiva. Escutar e contemplar a Palavra sem colocá-la em prática é ritualismo estéril e que não serve para nada: “Recebei com humildade a Palavra que em vós foi implantada, e que é capaz de salvar as vossas almas. Todavia, sede praticantes da Palavra e não meros ouvintes. Com efeito, a religião pura e sem mancha diante de Deus Pai, é esta: assistir os órfãos e as viúvas em suas tribulações

Como indicativo para a nossa vida é importante que nos perguntemos: nossas práticas litúrgicas, nossas práticas de piedade nos comprometem com a promoção, cuidado e valorização da vida na construção de relações humanas respeitosas e inclusivas, ou se resumem a práticas legalistas.

Peçamos a graça de nos deixar transformar pela Palavra, pela oração e pela Eucaristia a fim de evitar toda forma de desprezo, discriminação, ou condenação das pessoas. Que a Eucaristia nos ensine a não somar regras, mas sim multiplicar a caridade.

 

quinta-feira, 19 de agosto de 2021

HOMILIA PARA O DIA 22 DE AGOSTO DE 2021 - 21º DOMINGO COMUM - ANO B

 

A QUEM IREMOS?

A facilidade de acesso às Novas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (NTDIC) é uma das extraordinárias conquistas da atualidade. Ninguém pode duvidar que a expressão: “O mundo é uma aldeia global” cunhada pelo filósofo canadense McLuhan em 1962 se potencializou com a popularização da internet nessa segunda década do século XXI.  Com o domínio das tecnologias surgiu a figura dos “influenciadores digitais” os quais se utilizando das facilidades da comunicação abrem mão de todos os recursos para se fazer notar e angariar seguidores e compartilhamentos das suas ideias e opções não se importando com a veracidade e as implicações que suas opiniões oferecem às pessoas em todos os cantos do planeta.

Por sua vez a Palavra de Deus desse domingo nos sugere não ter medo de utilizar todos os esforços para que a boa notícia alcance todos os rincões do mundo e seja sustentada por decisões firmes e inspiradas em fatos e pessoas que mereçam credibilidade.

Na primeira leitura Josué faz memória da ação de Deus em favor do seu povo: “Porque o Senhor, nosso Deus, ele mesmo, é quem nos tirou, a nós e a nossos pais, da terra do Egito, da casa da escravidão. Foi ele quem realizou esses grandes prodígios diante de nossos olhos, e nos guardou por todos os caminhos por onde peregrinamos, e no meio de todos os povos pelos quais passamos”. E propõe que a comunidade de Israel faça uma escolha e diante dos fatos. A resposta não poderia ser outra: “Longe de nós abandonarmos o Senhor, para servir a deuses estranhos. Portanto, nós também serviremos ao Senhor, porque ele é o nosso Deus”. Essa adesão não significa facilidade e livramento de provações e desafios, pelo contrário implica em perceber como Deus caminha com eles em todas as provações e dificuldades.

No Evangelho temos duas situações muito claras e que mostram dois grupos de discípulos com mentalidades muito distintas em relação às propostas de Jesus. O primeiro grupo prisioneiro da lógica do mundo marcada pela ambição, pela glória, pela fama, o outro aberto para a novidade do seguimento e que não tem medo de manifestar suas decisões e escolhas: “Sabendo que seus discípulos estavam murmurando, Jesus perguntou: 'Isto vos escandaliza? Então, Jesus disse aos doze: 'Vós também vos quereis ir embora”.  Ao contrário dos influenciadores digitais do nosso tempo que procuram seguidores e pessoas dispostas a compartilhar suas ideias a qualquer custo, Jesus pede daqueles que o escutem, a firmeza para viver e anunciar a boa notícia. Este último grupo serve também de modelo para cada pessoa e para as comunidades contemporâneas: “A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna. Nós cremos firmemente e reconhecemos que tu és o Santo de Deus”.

Obviamente que essa decisão precisa vir acompanhada de algumas atitudes e compromissos que se renovem diariamente. Tais atitudes são descritas por São Paulo na carta aos efésios: “Vós que temeis a Cristo, sede solícitos uns para com os outros”. E no contexto cultural em que vivia Paulo descreve atitudes bem particulares para todas as pessoas dentro do núcleo familiar. Naturalmente se a carta fosse escrita nos dias de hoje as palavras seriam diferentes, porém sem perder a intenção e finalidade: “Ninguém jamais odiou a sua própria carne. Ao contrário, alimenta-a e cerca-a de cuidados, como o Cristo faz com a sua Igreja; e nós somos membros do seu corpo! Este mistério é grande, e eu o interpreto em relação a Cristo e à Igreja”.

Não restam dúvidas que aceitar Jesus Cristo é uma escolha que começa no espaço da família e ali vão se construindo os valores do Reino. As palavras que Paulo utiliza nessa carta são próprias da cultura a quem ela se destina. Noutra carta e em outra situação Paulo escreve: "não há judeu nem grego, não há escravo nem livre, não há homem e mulher, porque todos são um só em Cristo Jesus" (Gal 3,28).

Na celebração deste domingo peçamos a graça de compreender o que rezamos no salmo:

Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo,
seu louvor estará sempre em minha boca.
Minha alma se gloria no Senhor;
que ouçam os humildes e se alegrem!


sexta-feira, 13 de agosto de 2021

HOMILA PARA O DIA 15 DE AGOSTO DE 2021 - ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA - ANO B

 

EIS AQUI A SERVA DO SENHOR!

Se tem imagens que comovem qualquer pessoa é ver uma mãe cuidando dos seus filhos, quando ela estende a mão para que a criança dê os primeiros passos, quando abre os braços para acolher a criança que chora, quando acalenta ao colo garantindo-lhe segurança. E de outra parte quando um filho adulto toma a mãe pela mão, acolhe em sua casa, acompanha nas lidas difíceis que o peso dos anos normalmente impõe, dedica suas vitórias e realizações à presença da mãe na sua vida. Essas imagens são edificantes e comoventes por si mesmas, dispensam comentários e explicações.

Não sem razão a Igreja nos coloca a figura de Maria como mãe que acolhe no ventre a Palavra que se fez  filho, que caminha com ele pelas difíceis estradas da Palestina antiga, que foge com ele para o Egito, que o procura perdido no templo, vai com Ele para o casamento em Caná da Galiléia, o acompanha durante a missão terrena e o segue até o  Calvário. No derradeiro momento da cruz aceita ser mãe do discípulo amado e fica com os discípulos no cenáculo aguardando o Espírito Santo prometido. No outro extremo da vida é o Filho Glorificado pelo Pai que acolhe Maria pelas estradas do céu e que a Igreja chama de Assunção de Maria dando-lhe também o título de Rainha do Universo.

A Virgem elevada aos céus junto do Filho a Igreja reconhece na figura da mulher relatada na primeira leitura deste domingo do livro do apocalipse:  Então apareceu no céu um grande sinal: uma mulher vestida de sol, tendo a lua debaixo dos pés e sobre a cabeça uma coroa de doze estrelas”.  E depois de narrar todas as durezas que a vida lhe impõe simbolizados no dragão cor de fogo e com outras amedrontadoras características o autor conclui: “Agora realizou-se a salvação, a força e a realeza do nosso Deus, e o poder do seu Cristo".

O evangelho não poderia ser mais claro para entender a missão terrena de Maria de levar o Deus Homem pelas estradas da vida: “Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judéia. Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel”. A velha e piedosa prima reconhece nos sinais da carne a extraordinária presença do Homem Deus: “Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar”. E Maria confirma a convicção que lhe brota do coração e que todos temos a mesma certeza: Deus nunca se esqueceu da humanidade: “A minha alma engrandece o Senhor, e se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador, pois, ele viu a pequenez de sua serva, eis que agora as gerações hão de chamar-me de bendita”. A sequencia do cântico de Maria é a confirmação de tudo o que Deus havia realizado em favor do seu povo ao longo da história de Israel.

Dois mil anos depois as diversas aparições de Maria confirmam que a Mãe de Jesus continua a tarefa que iniciou na visita que fez a Isabel, ou seja, que consiste em levar o Deus homem ao mundo! E não sem razão nós continuamos repetindo com outras palavras a mesma exclamação de Isabel: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!" Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido, o que o Senhor lhe prometeu”.

E a promessa do Senhor se concretiza na pessoa de Jesus sobre quem São Paulo fala na segunda leitura: “Cristo ressuscitou dos mortos como primícias dos que morreram. Assim também em Cristo todos reviverão”.

Usando outras palavras e uma infinidade de títulos temos a absoluta certeza que Maria é “advogada nossa nesse vale de lágrimas aquela que desata os nós do nosso cotidiano”. A reconhecemos com hinos e cânticos na certeza que tudo o que nela se realizou foi por mérito do seu Filho Jesus, inclusive quando a chamamos de Rainha, fazemos porque Jesus Cristo é o Rei dos céus!

quinta-feira, 5 de agosto de 2021

HOMILIA PARA O DIA 08 DE AGOSTO DE 2021 - 19º COMUM - ANO B

 

PÃO EM TODAS AS MESAS

A letra de um canto litúrgico bastante apreciado por nossas comunidades tem as seguintes palavras: “Mesa pronta toalha limpa, flores luzes e canções, nos olhares um sorriso, muita paz nos corações. É a ceia partilhada nessa casa de irmãos páscoa sempre renovada recriando a comunhão”.

Esse canto nos remete à Palavra de Deus desse domingo de modo claro e profundo. Em pleno século 21, é inconcebível que milhões de pessoas ainda passem fome no mundo. Isso significa que não se pode prescindir de pão em todas as mesas para que as lutas diárias sejam enfrentadas com coragem e determinação. Simultâneo à saciedade do corpo as pessoas precisam matar outras fomes, entre elas do sorriso, da partilha, da comunhão e da coragem. Muitas vezes, como o profeta Elias também nós caímos sob o peso da incompreensão, do desespero, do desânimo e da falta de fé.

Quando isso nos acontece as palavras da primeira leitura nos ajudam perceber como Deus é sensível a todas as fomes da humanidade. Oferecendo ao profeta Elias o pão para alimentar o corpo sacia também a fome de coragem e devolve a determinação para continuar a missão de profeta: “Mas o anjo do Senhor veio pela segunda vez, tocou-o e disse: 'Levanta-te e come! Ainda tens um caminho longo a percorrer'. Elias levantou-se, comeu e bebeu, e, com a força desse alimento, andou quarenta dias e quarenta noites, até chegar ao Horeb, o monte de Deus”.

Nos embates que Jesus tem com os Judeus e as diversas categorias do seu tempo fica muito clara a dureza do coração dos judeus e sua incapacidade de “ver” em Jesus o pão de Deus que dá vida. Enxergando apenas as suas convicções e acomodados num sistema ritualista, instalados no seu orgulho e autossuficiência estão seguros que sua única fome é de pão material, e que, portanto, não precisam do “pão” de Deus.

A expressão “carne” de Jesus não se resume ao seu aspecto corporal, mas a sua pessoa, doutrina e mensagem. Os discípulos o reconhecem nos gestos de amor, bondade, solicitude, misericórdia. Na condição de “pão do céu” Jesus revela a direção certa para vida verdadeira e mostra como Deus ama as suas criaturas ao mesmo tempo que faz um convite para fazer da sua vida um serviço fraterno e acolhedor a exemplo do seu “pão”.

O Evangelho nos desafia a não colocar nossa esperança apenas no pão que sacia a fome do corpo. Reconhecer o Pão de Deus implica ser capaz de discernir entre o que é passageiro e muitas vezes ilusório daquilo que permanece e se eterniza.

Peçamos a graça de não nos deixar iludir por promessas fáceis e felicidade passageira, que não nos deixemos manipular aceitando como “pão” as propostas que a opinião pública dominante quase sempre nos oferece e facilita.

É importante que nos perguntemos sobre nossa missão e vocação profética que muitas vezes é carregada de incompreensões, calúnias, perseguições e sofrimento. Não tenhamos medo de nos levantar e continuar o caminho que é longo e para o qual Deus nos renova e fortalece todos os dias.

O Evangelho sugere que nos perguntemos sobre o lugar que Jesus ocupa em nossa vida, em que medida construímos nossa existência ao redor do seu projeto como “pão da vida”. Acreditar que Jesus é “o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne dada para a vida do mundo” significa empreender uma luta continua e coerente contra o egoísmo, a exploração, a injustiça e tudo aquilo que denigre e causa sofrimento às pessoas e ao mundo. Na condição de batizados estamos respondendo com coerência à fé que professamos?

Para que isso seja uma realidade em nossa vida, será necessário retomar os conselhos de Paulo na segunda leitura desse domingo: “Toda a amargura, irritação, cólera, gritaria, injúrias, tudo isso deve desaparecer do meio de vós, como toda espécie de maldade. Sede bons uns para com os outros, sede compassivos; perdoai-vos mutuamente, como Deus vos perdoou por meio de Cristo. Sede imitadores de Deus, como filhos que ele ama. Vivei no amor, como Cristo nos amou”.