quarta-feira, 17 de abril de 2019

HOMILIA PARA O SÁBADO SANTO - 20 DE ABRIL DE 2019 - ANO C


VIVOS PARA DEUS EM JESUS CRISTO RESSUSCITADO

Algumas circunstâncias na vida são tão extraordinárias que não basta serem contadas como uma reportagem jornalística. Assim os pais costumam contar aos filhos e a muitos dos seus amigos fatos que lhes aconteceram ao longo da história, como por exemplo: a conquista de um novo emprego, a recuperação da saúde, o nascimento de um filho, a compra do seu primeiro imóvel e por aí a fora.  Isso é o que aconteceu com os hebreus saídos do Egito. Os feitos realizados durante a travessia do deserto e a chegada à terra prometida foram de tal modo significativos que a narrativa do fato é contada com todos os detalhes de uma espetacular vitória. Os Israelitas entendem que Deus mesmo fez a travessia com eles e fazem questão que seus descendentes não percam nada daquele feito extraordinário.
Guardadas as proporções este é o sentido da páscoa para os Cristãos. Nas noites escuras quando a vida nos prega algumas peças derrubando todas as esperanças nós celebramos o Cristo fazendo a travessia dos mares bravios cuja vitória só ele pode nos dar. A celebração da vigília pascal não é um fato para ser realizado na passividade das coisas que acontecem ao acaso, pelo contrário se trata de reinventar-se vestindo se as roupas de quem vai ao encontro do impossível, como fizeram as mulheres amigas de Jesus: No primeiro dia da semana, bem de madrugada, as mulheres foram ao túmulo de Jesus”.  Esta coragem lhes rendeu a maravilhosa resposta: “Por que estais procurando entre os mortos aquele que está vivo? 6Ele não está aqui. Ressuscitou! Lembrai-vos do que ele vos falou, quando ainda estava na Galileia: O Filho do Homem deve ser entregue nas mãos dos pecadores, ser crucificado e ressuscitar ao terceiro dia”.
O resultado da celebração da vigília não pode ser outro senão provar da inesgotável fonte de vida que a ressurreição de Jesus faz borbulhar para todos os que nele acreditam. Em síntese é possível afirmar como São Paulo: “Ó morte onde está tua vitória...” e “Deus amou tanto o mundo que nos deu o seu Filho único não para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por meio dele”. 

HOMILIA PARA A SEXTA FEIRA DA PAIXÃO - 19 DE ABRIL DE 2019 - ANO C


O GRÃO DE TRIGO PRECISA MORRER

Não são poucas as dificuldades humanas diante da certeza da morte. Embora se tenha clareza que a morte é certa e que em algum momento todos haverão de experimentar essa realidade ela é sempre sofrida, dolorida e sem explicação plausível.  
Mas é também certo que a morte de uma pessoa em idade avançada, ou depois de uma longa enfermidade ou mesmo se bastante jovem, mas que deixa como legado ensinamentos que podem ser assimilados e servem de exemplo para os que tomam conhecimento do fato, tem-se a impressão que dor é diminuída ou pelo menos amenizada.
Certamente esse é o sentimento dos cristãos nesta solene celebração da Sexta-feira da Paixão. O Crucificado que desde cedo foi identificado com o Cordeiro manso levado ao matadouro do qual fala a primeira leitura: “Ei-lo, o meu Servo será bem-sucedido; sua ascensão será ao mais alto grau. Assim como muitos ficaram pasmados ao vê-lo - tão desfigurado ele estava que não parecia ser um homem ou ter aspecto humano -do mesmo modo ele espalhará sua fama entre os povos”. Ou o sacerdote descrito na carta aos hebreus: “Temos um sumo sacerdote eminente, que entrou no céu, Jesus, o Filho de Deus.
Por isso, permaneçamos firmes na fé que professamos. Com efeito, temos um sumo sacerdote capaz de se compadecer de nossas fraquezas, pois ele mesmo foi provado em tudo como nós, com exceção do pecado”. As duas figuras é o mesmo que João descreve sendo condenado e sepultado entre dois jardins, sinais de que a morte não tem a última palavra, mas como num jardim bem irrigado é a semente que cai na terra, morre e germina para produzir muitos frutos.
Reunidos nesta celebração da paixão os cristãos não fazem outra coisa senão ter certeza que a dor e a desilusão da morte vislumbram os mistérios da grandeza de Deus que convida para ações cotidianas por meio das quais o mundo escuro das cruzes e das dores possa brilhar como sol fecundo de amor e paz. Por isso celebramos a paixão do Senhor cantando sem medo: “Vitória tu reinarás, ó Cruz tu nos salvarás

HOMILIA PARA A QUINTA FEIRA SANTA - 18 DE ABRIL DE 2019 - ANO C


DEI-LHES O EXEMPLO, FAÇAM A MESMA COISA

“Qualquer pessoa pode lhe dar um bom conselho, mas nem todas podem lhe dar um bom exemplo”. Esta e tantas outras frases se prestam para entender a narrativa do Lava pés na liturgia desta quinta-feira santa. O que Jesus realizou com os discípulos na última ceia foi a culminância de todas as suas ações de respeito e de valorização das pessoas e da sintonia entre o que Ele ensinou e o que viveu.
É claro para os cristãos que o Pai enviou Jesus Cristo ao mundo para confirmar de maneira definitiva a aliança que havia feito com o seu povo desde o início dos tempos. As ações de Deus narradas ao longo da história mostram como Ele sempre cumpriu suas promessas e foi fiel à aliança que selou com a humanidade.
A ideia central da primeira leitura se pode destacar na frase: “Este dia será para vocês uma festa memorável em honra do Senhor, que haveis de celebrar por todas as gerações, como instituição perpétua”. O texto que descreve a regulamentação e a motivação para a páscoa dos judeus deixa muito claro que a aceitação do projeto de Deus para as gerações futuras dependia do exemplo que seria dado por aqueles que vivenciaram os fatos extraordinários e que iriam manifestar aos descendentes celebrando de modo solene a festa da passagem.
Aos coríntios, São Paulo escreve, na segunda leitura, e recorda as palavras de Jesus quando na ceia deu-se em comida e bebida para a salvação de todos e pede que os discípulos repitam em sua memória: “Todas as vezes que comerem deste pão ou beberem deste cálice lembrem-se da morte do Senhor até que ele venha”.
As duas leituras deixam mais do que claro que a memória daquilo que Deus realizou ao longo do tempo é uma instituição perpétua e que vai ser continuada mediante o exemplo daqueles que farão a sua memória.
Na ceia de despedida com os discípulos Jesus não se limitou a repetir as palavras da instituição da Eucaristia, mas em associar a elas um gesto que confirma todos os outros: “Dei-lhes o exemplo, façam vocês a mesma coisa”.
Que a celebração da quinta-feira santa nos ajude ainda mais ser gente de testemunho e de coragem para que antes de dar bons conselhos demos também bons exemplos.



sexta-feira, 12 de abril de 2019

HOMILIA PARA O DOMINGO DE RAMOS E DA PAIXÃO DO SENHOR - 14/04/2019 - ANO C


AS PEDRAS NUNCA FALARÃO

Uma das atitudes bonitas e que merece ser valorizada nas pessoas é o sentimento de compaixão. E mesmo o coração mãos duro e insensível mostra-se compadecido e despedaçado diante do sofrimento alheio. A fome que assola regiões inteiras, a violência física e moral que muitas pessoas são vítimas, o abandono de crianças e idosos, o descaso com a coisa pública e uma lista infinita de situações dolorosas fazem qualquer coração experimentar a compaixão e a solidariedade. Este sentimento foi sendo desenvolvido nos cristãos durante a caminhada da quaresma chegando ao Domingo de Ramos. Nesta celebração a liturgia faz memória da solene e vitoriosa entrada de Jesus aclamado como Rei em Jerusalém e na sequência mostra a traição dos seus companheiros condenando-o injustamente.
Na celebração de Ramos resplandece o convite para contemplar o amor de Deus que desceu e experimentou toda a fragilidade humana. Deixou-se humilhar para desta condição elevar a humanidade dispersa. A liturgia faz perceber que nenhuma ação humana é mais significativa que doar-se para promover a qualidade da vida.
O profeta anônimo da primeira leitura não se recusa a testemunhar o amor de Deus para todos, a figura desta pessoa mais tarde foi identificada com Jesus Cristo que fez a mesma coisa.
São Paulo escreve aos filipenses e também apresenta a pessoa de Jesus como o modelo a ser imitado quando se trata de viver a compaixão, a humildade, a obediência e a entrega da própria vida por uma causa muito maior.
As duas comparações das leituras têm como base exatamente o que aconteceu com Jesus. Revivendo o mistério da sua paixão e morte pode-se perceber o dom supremo de sua vida feita serviço pela libertação de todos. Na cruz Ele revela o extraordinário amor de Deus que nada guarda para si.
Diante da humilhação pela qual passa o Filho de Deus, as pedras se calaram, porque até os incrédulos proclamaram: “verdadeiramente esse homem era o Filho de Deus”.
Que as celebrações da semana santa renovem em todos e particularmente nos cristãos o compromisso e a compaixão diante do sofrimento de todos. Que a oração, o jejum e a esmola façam de todos apaixonados pela vida num compromisso com as políticas públicas que favoreçam o direito e a justiça em todos os lugares.

terça-feira, 2 de abril de 2019

HOMILIA PARA O DIA 07 DE ABRIL DE 2019 - 5º DOMINGO DA QUARESMA - ANO C


VAI E NÃO PEQUES MAIS

Não é raro que a gente se encontre refém dos nossos próprios erros e comportamentos. Com relativa frequência não se tem a quem perdoar e nem tampouco a quem pedir perdão porque se é vítima da própria armadilha. Numa linguagem popular esta situação costuma ser traduzida por ditados populares: “A língua é o chicote da bunda...”; “Cuspiu para o alto e lhe caiu na cara..” “Bebeu do próprio veneno...”
Pois era esta a situação do povo de Israel no tempo do profeta Isaías. Estavam de novo exilados e tinham consciência do seu próprio erro e dos seus pecados. O Profeta aproveita pare lhes apresentar uma proposta extraordinária: “Eis o que diz o Senhor: «Não vos lembreis mais dos acontecimentos passados, não presteis atenção às coisas antigas. Olhai: vou realizar uma coisa nova, que já começa a aparecer; não a vedes? Vou abrir um caminho no deserto, fazer brotar rios na terra árida”. Deus, a quem o profeta revela por meio da sua pregação, é libertador e acompanha a caminhada do seu povo para a liberdade. O Deus que acompanhou o povo de Israel é o mesmo que se faz presente no dia a dia das comunidades contemporâneas e cujo objetivo é levar para a “terra prometida onde a vida nova é abundante”.
Paulo escreve aos filipenses estando já na prisão e aguardando a sua execução. De lá escreve de maneira afetuosa fazendo um convite a libertar-se de tudo o que impede o reconhecimento e a identificação com Cristo.
No Evangelho, mais uma vez, lá estão os fariseus e doutores da lei querendo deixar Jesus em “saia justa”. Apresentam-lhe um fato que é abominável. Trata-se de um pecado público e que não pode ser tolerado. Entretanto eles não estão apresentando o caso como uma alternativa de solução para um tipo de pecado muito corriqueiro naqueles tempos. A intenção é ver se Jesus tem ousadia de desafiar a lei.
Na mesma proporção que eles tentam colocar Jesus a prova ele mais uma vez “sai pela tangente”. Não desafia a lei, nem tampouco compromete a misericórdia de Deus da qual ele é o rosto humano. E nesta situação o evangelho é claro: “Jesus inclinou-Se e começou a escrever com o dedo no chão. Como persistiam em interrogá-lo, ergueu-Se e disse-lhes: «Quem de entre vós estiver sem pecado atire a primeira pedra». Inclinou-Se novamente e continuou a escrever no chão”
Quando colocado o problema diante de Jesus ele não minimiza, nem relativiza a dimensão do pecado. Ele sabe que esta não é uma atitude aceitável, Por outro lado ele também se recusa a aplicar uma lei que mata em nome de Deus. Silenciando diante dos acusadores Jesus cria um suspense que incomoda a todos e por fim realiza o desmonte dos acusadores: “quem de vós estiver sem pecado, atire a primeira pedra”.

À medida que todos os acusadores se dão conta das próprias fragilidades Jesus coloca em prática a missão para a qual foi enviado. Dá um voto de confiança na mulher fazendo a recomendação que faria para cada um de nós: “Vai você também e não repita a mesma coisa”. 






sexta-feira, 29 de março de 2019

HOMILIA PARA O DIA 31 DE MARÇO DE 2019 - 4º DA QUARESMA - ANO C


DEIXAR-SE GUIAR PELA MISERICÓRDIA

Tomar decisões erradas, andar por caminhos que nem sempre são muito confiáveis. Literalmente “quebrar a cara” por conta de escolhas pouco claras e seguras não raro obrigam as pessoas “cortar na própria carne” como alternativa para reencontrar o caminho e corrigir os destinos equivocados. É destas situações e decisões que trata a Palavra de Deus neste domingo e faz um convite a descobrir o amor de Deus e sua misericórdia que reabilita a retomar o caminho e reconstruir a comunhão e a fraternidade.
A primeira leitura narra a entrada e instalação do povo na terra prometida, os filhos nascidos durante a travessia do deserto são circuncidados como um sinal da pertença ao povo de Deus. Renovados os filhos dos hebreus constituem uma nação renovada e participantes de um processo coletivo de conversão que marca também o fim da humilhação sofrida no Egito e assinala um tempo novo que recupera a aliança com o verdadeiro Deus.
No tempo da quaresma os cristãos são também convidados a fazer a mesma experiência dos israelitas que significa colocar um ponto final na escravidão e no deserto e recomeçar uma vida nova de liberdade e de paz. A circuncisão que os cristãos são chamados a fazer não se trata de um corte físico, mas de um corte nos costumes e nas práticas que impedem a celebração de um verdadeiro compromisso com Deus.
Por sua vez São Paulo também faz a mesma exortação servindo-se de outras palavras: “Nós somos, portanto, embaixadores de Cristo; é Deus quem vos exorta por nosso intermédio.
Nós vos pedimos em nome de Cristo: reconciliai-vos com Deus”
. A recomendação fundamental para a comunidade de Corinto é reconciliação, ou seja, coragem de começar de novo e de um jeito diferente. Basicamente a mesma lição que se pode tirar da primeira leitura: Na condição de uma comunidade renovada pela pessoa de Jesus Cristo a hora é de reconstruir a aliança com Deus e a comunhão com todos.
A longa e extraordinária parábola do Filho Pródigo, ou do Pai misericordioso tem o mesmo pano de fundo e dela se pode tirar a mesma lição. Apesar das infidelidades humanas Deus continua a oferecer um projeto de comunhão e de amor. Ter a coragem do filho infiel é um convite para cada pessoa e para todos nas comunidades: Reconhecer o pecado, levantar-se e ir ao encontro do Pai de toda a misericórdia.
Seja ao filho arrependido, seja ao filho mais velho que se acha perfeito e incapaz de perdoar o Pai oferece sempre o projeto de comunhão longe de qualquer egoísmo, autossuficiência e desamor: “Filho tudo o que e meu é seu, mas era preciso se alegrar porque o seu irmão estava morto e voltou a viver, estava perdido e foi reencontrado”.
Todos são desafiados para ir além da lógica e da justiça humana e permitir que a misericórdia de Deus possa transparecer nas relações do cotidiano. É isso que se reza no salmo deste domingo:  “Provai e vede como o Senhor é bom. Voltai-vos para Ele e ficareis radiantes, o vosso rosto não se cobrirá de vergonha. Este pobre clamou e o Senhor o ouviu, salvou-o de todas as angústias”.

sábado, 23 de março de 2019

HOMILIA PARA O DIA 24 DE MARÇO DE 2019 - 3º DA QUARESMA - ANO C


CONVERTA-SE E CREIA NO EVANGELHO
Se dermos uma olhada no cotidiano em que estamos inseridos, sem grande dificuldade vamos nos deparar com sofrimentos de toda ordem. Catástrofes naturais e alguns lugares, acidentes graves no trânsito e no trabalho em outro, violência provocada por questões muito insignificantes, corrupção e descaso com a coisa pública, feminicídio e discriminação de pessoas. Seria muito simples dar responder com poucas palavras e liberando-se da responsabilidade por estas questões. Em uma frase pode-se resumir tudo isso: Castigo de Deus.
Entretanto, se ouvirmos bem fizermos uma clara e objetiva interpretação da Palavra de Deus neste domingo, teremos uma resposta que se resume numa única palavra, que nos exime da nossa responsabilidade e que continua colocando Deus no centro de todas as questões.
No evangelho Jesus cita dois fatos históricos do seu tempo que eram interpretados exatamente como nós fazemos: Castigo de Deus. Retomando os fatos ele os conclui com a mesma e única palavra que serve para a atualidade: “vieram contar a Jesus que Pilatos mandara derramar o sangue de certos galileus, juntamente com o das vítimas que imolavam. Jesus respondeu-lhes: Julgais que, por terem sofrido tal castigo, esses galileus eram mais pecadores do que todos os outros galileus? Eu digo-vos que não.
E se não vos arrependerdes, morrereis todos do mesmo modo. E aqueles dezoito homens,
que a torre de Siloé, ao cair, atingiu e matou? Julgais que eram mais culpados do que todos os outros habitantes de Jerusalém? Eu digo-vos que não. E se não vos arrependerdes, morrereis todos de modo semelhante”.
Obviamente que Deus sempre está disposto a dar uma nova oportunidade e para este caso Jesus conclui com a parábola da figueira. Sobre ela se pode compreender a infinita misericórdia de Deus: “Vou colocar adubo em torno dela...” Entretanto não se pode deixar de compreender que cada nova oportunidade não deixa de ser tempo perdido, ou seja, quanto antes tivesse sido reparado a causa do pecado, antes e em maior proporção se teria produzido os frutos para os quais a pessoa humana foi criada.
Se tem uma cosia que deixa Deus incomodado é a inércia humana quando se trata de fazer libertar as pessoas das escravidões que o pecado lhes impõe: “Então Deus chamou-o do meio da sarça: «Moisés! Moisés!» Ele respondeu: «Aqui estou!» Continuou o Senhor: «Não te aproximes daqui, tira as sandálias dos pés, porque o lugar que pisas é terra sagrada». E acrescentou: «Eu sou o Deus de teu pai, Deus de Abraão, Deus de Isaac e Deus de Jacob”. Então Moisés cobriu o rosto, com receio de olhar para Deus. Disse-lhe o Senhor:
«Eu vi a situação miserável do meu povo no Egito; escutei o seu clamor provocado pelos opressores. Conheço, pois, as suas angústias”.
Com outras palavras e em outro contexto São Paulo fala aos coríntios que o pecado não consiste na observância de regras externas. O pecado não é comer ou não comer carnes sacrificadas, o pecado é não se converter e deixar-se conduzir pelas tentações anteriores. Em resumo trata-se de fazer esforço para construir a comunhão com Deus e com as pessoas.
Em resumo, trata-se de compreender em única palavra: Conversão.




quinta-feira, 14 de março de 2019

HOMILIA PARA O DIA 17 DE MARÇO DE 2019 - ANO C - 2º DA QUAREMSA


OLHA E CONTA AS ESTRELAS DO CÉU...

A promessa feita a Abraão na primeira leitura de hoje certamente se concretiza na sociedade contemporânea. Os desafios e provações experimentados pelo pai de muitos povos na fé, pouco ou nada se difere dos desafios e provações da atualidade. Sem precisar ser sensacionalista vale lembrar que apenas nos primeiros três meses de 2019 o Brasil já vivenciou pelo menos três grandes tragédias: A barragem de brumadinho; O incêndio no centro de treinamento do Flamengo; e o massacre de Suzano. Ora, isso pode dar a impressão que Deus está surdo, ou indiferente aos sofrimentos do povo.
O longo relato da conversa entre Deus e Abraão permite perceber como a ação humana precisa ser repleta de coragem e determinação diante das provocações que a vida lhe impõe e o resultado dessa ousadia é a confirmação da aliança de Deus com aquele que o aceita em todas as circunstâncias. Abraão poderia ter tomado outro caminho, mas não fez e isso lhe rendeu as bênçãos prometidas.
A comunidade dos filipenses, para quem Paulo escreve o texto de hoje tinha diante de si a figura do apóstolo que se descreve como modelo a ser imitado: “Sede meus imitadores e ponde os olhos naqueles que procedem segundo o modelo que tendes em nós”. Fazendo essa afirmação Ele também deixa claro que existe outra opção: “Porque há muitos, de quem tenho falado várias vezes e agora falo a chorar, que procedem como inimigos da cruz de Cristo”. Por causa desta realidade fica ainda melhor de entender a conclusão paulina: “Portanto, meus amados e queridos irmãos, minha alegria e minha coroa, permanecei firmes no Senhor”.
O convite para todos é não se considerar como atletas vitoriosos diante dos sofrimentos, provações e dificuldades, mas sempre como alguém que corre ao encontro da meta que sempre lhes é proposta de um modo renovado.
Jesus, no Evangelho mostra aos discípulos todo o seu esplendor, não sem deixar claro que isso também é resultado de um processo de escolha, de sofrimento, de dor e de morte: “Enquanto orava, alterou-se o aspecto do seu rosto e as suas vestes ficaram de uma brancura refulgente. Dois homens falavam com Ele: eram Moisés e Elias, que, tendo aparecido em glória, falavam da morte de Jesus, que ia consumar-se em Jerusalém”.
Jesus, por meio de quem o Pai oferece sua aliança também convida a aceitar o sofrimento, a dor e as dificuldades. Aceitar o sofrimento não significa concordar com as tragédias humanas e permitir que elas continuem se repetindo como se não tivéssemos nenhuma participação e responsabilidade para evitar que aconteçam.
Aceitar o sofrimento implica descer da montanha das certezas humanas, caminhar na planície das provocações e colaborar para que políticas públicas sejam construídas na base do direito e da justiça que libertem a todos em todos os lugares.
Tenhamos certeza que só o Senhor é a certeza de nossa Salvação.




sábado, 9 de março de 2019

HOMILIA PARA O DIA 10 DE MARÇO DE 2019 - 1º DOMINGO DA QUARESMA - ANO C


DAI-NOS O PÃO DE CADA DIA E NÃO NOS DEIXEIS CAIR EM TENTAÇÃO

A quaresma como a própria palavra significa tem a ver com repensar as ações cotidianas dar-se conta das fraquezas e limitações que se está sujeito e retomar a vida respondendo de modo adequado às fraquezas que ameaçam as relações de fraternidade e de comunhão. A palavra de São Paulo aos Romanos é uma exortação que se presta para todos na atualidade: “Acolham-se uns aos outros como Cristo acolheu vocês para a glória de Deus”.
No dia a dia da vida não faltam oportunidades para se deixar levar pelas tentações. O orgulho, a autossuficiência, a prepotência são situações rotineiras que fazem as pessoas se fechar em si mesmas julgando-se melhor que os demais e considerando aqueles como desnecessários para a construção da comunhão e da fraternidade.
A primeira leitura é uma seleção de discursos proferidos por Moisés enquanto os Israelitas se organizavam para entrar na terra prometida. A síntese das palavras de Moisés por de ser entendida como um convite a renovar e fidelidade da aliança da comunidade com seu Deus e, portanto, a eliminar os falsos deuses: “Invocamos o Senhor Deus dos nossos pais e o Senhor ouviu a nossa voz, viu a nossa miséria, o nosso sofrimento e a opressão que nos dominava. O Senhor fez-nos sair do Egito com mão poderosa e braço estendido, espalhando um grande terror e realizando sinais e prodígios. Conduziu-nos a este lugar e deu-nos esta terra, uma terra onde corre leite e mel.
Tais exortações podem ser aplicadas para a sociedade contemporânea sempre convidada a deixar os caminhos da desumanidade, do egoísmo, do orgulho que em lugar da comunhão facilita a morte e a exclusão.
Paulo, na carta aos Romanos deixa mais do que claro que suas palavras são uma atualização dos discursos de Moisés: “A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração. Esta é a palavra da fé que nós pregamos. Se confessares com a tua boca que Jesus é o Senhor e se acreditares no teu coração que Deus O ressuscitou dos mortos, serás salvo. Pois com o coração se acredita para obter a justiça e com a boca se professa a fé para alcançar a salvação. Na verdade, a Escritura diz: Todo aquele que acreditar no Senhor não será confundido”.
O interesse de Paulo é provocar nos cristãos originários de diversas tradições a compreensão de que a única garantia capaz de promover o crescimento da comunidade é agir do jeito de Jesus: “Acolham-se uns aos outros como Cristo acolheu vocês para a glória de Deus”.
A longa e bonita disputa entre as tentações e a graça na vida de Jesus podem ser igualmente uma regra de vida para a atualidade. Aceitar o caminho de obediência ao Pai e de serviço à vida ou enveredar pelo messianismo e pela busca desenfreada de poder e gloria. Frente a frente estão a lógica de Deus e a lógica humana. Olhar apenas para suas vantagens e interesses pessoais ou empenhar-se na construção de caminhos mais fraternos e solidários.
As tentações de Jesus são o contraponto para a sociedade do consumo e do individualismo que também a Campanha da Fraternidade sugere nesta quaresma. Fraternidade e políticas públicas é um desafio a pensar coletivamente nos problemas que dizem respeito a todos e que merecem ser tratados como questão de justiça e de direito que irá garantir a libertação das tentações que buscam soluções para os problemas pessoais e individuais.
Que a penitência desta quaresma ensine de novo o caminho da fraternidade solidária em favor da vida plena com dignidade para todos.




sábado, 2 de março de 2019

HOMILIA PARA O DIA 03 DE MARÇO DE 2019 - 8º COMUM - ANO C


A BOCA FALA DAQUILO QUE O CORAÇÃO ESTA CHEIO

Não há segmento da sociedade que hoje não e beneficie e dependa das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TDIC). Mas é verdade também que as redes sociais e as tecnologias como um todo são um campo minado de palavras desnecessárias, informações descabidas, inverdades e muitas vezes calunia. Inclusive entre pessoas da Igreja que rezam muito e respeitam as mais legítimas doutrinas, conhecem documentos dos papas e não raro se utilizam dos recursos da tecnologia para difamar, caluniar, levantar falso testemunho. No âmbito da política as famosas delações premiadas envolvem sem escrúpulos e sem provas pessoas que ocupam ou não ocupam funções e responsabilidades. Associam situações e casos que muitas vezes causa náusea de ver e ouvir.
Pois a Palavra de Deus proclamada neste domingo trata do uso da palavra como era utilizada cerca de duzentos anos antes de Cristo. No livro do Eclesiástico o autor usa a imagem da fala para deixar claro como por meio dela uma pessoa manifesta o que tem no seu coração. Em resumo, algumas pessoas tentam fingir com comportamentos, gestos, roupas, disfarces e até enganam bem, mas quando se trata de ouvir suas retas intenções desnudam os seus sentimentos mais profundos. O convite da leitura de hoje é claro e obvio: Não se deixar impressionar por gestos e atitudes teatrais, elas quase nada significam.
Lucas está preocupado com os falsos mestres, aqueles que se apresentam bonito, mas com atitudes interesseiras. As palavras de Jesus relatadas pelo evangelista apontam por onde anda o verdadeiro discípulo de Jesus. Nas comunidades, servindo-se também das TDIC pode-se ver pessoas que se consideram iluminadas, que nunca erram e muito menos se enganam, se fazem exigentes com os erros alheios e nunca percebem que seu telhado é de vidro. São aqueles que Jesus chama de hipócritas, dissimulados, falsos cujos atos não correspondem às suas vãs palavras para estes se aplica a expressão do Antigo Testamento: perverso e ímpio e nas palavras de Jesus “árvore ruim” da qual não se pode esperar outro fruto.
Na segunda leitura São Paulo fala da vida futura e conclui com um pedido extraordinário: “Assim, caríssimos irmãos, permanecei firmes e inabaláveis, cada vez mais diligentes na obra do Senhor, sabendo que o vosso esforço não é inútil no Senhor”. Estas palavras não são outra coisa senão ter certeza que acreditar na ressurreição significa empenhar-se na construção de um mundo mais humano e fraterno, eliminando as forças do egoísmo e do pecado como ensina o Concílio Vaticano II “A importância das tarefas terrenas não é diminuída pela esperança na ressurreição, mas antes reforça a sua execução” (Gaudim et Spes 21).
Em resumo, participar da Eucaristia é um desafio para conciliar as palavras e as ações de modo que tudo em nós revele exatamente aquilo que está em nosso interior. Ou seja, que nosso coração apareça em nossas mãos e palavras.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

HOMILIA PARA O DIA 24 DE FEVEREIRO DE 2019 - 7º COMUM - ANO C


NÃO JULGUEM E NÃO SERÃO JULGADOS

Não é necessário muito esforço para perceber como as relações sociais são marcadas pela violência e intolerância. Perde-se a paciência com facilidade e por causa de situações cotidianas muito banais. A falha de um motorista no trânsito, uma palavra ouvida de forma equivocada, o cansaço depois de um dia de trabalho, a falta de dinheiro para pagamento de algum compromisso assumido, e por aí afora se estende uma lista interminável de ocasiões e situações nas quais a capacidade de amar e perdoar estão distantes das pessoas.
Como que na contramão destas situações, ou para iluminar e estimular outras atitudes a Palavra de Deus deste domingo sugere a todos a capacidade de amar incondicionalmente sem fazer distinção de pessoas ou de situações. As leituras são um convite a deixar de lado todas as oportunidades de violência e intolerância com a devida substituição pela lógica do amor.
O relato do encontro de Davi com as tropas de Saul é o que se pode chamar de “estar com a faca e o queijo na mão”. Encontrando o inimigo com suas tropas abatidos pelo cansaço, Davi poderia ter feito a vingança e se livrado de vez do infortúnio adversário seguindo o conselho do seu companheiro: “Então Abisaí disse a David: Deus entregou-te hoje nas mãos o teu inimigo. Deixa que de um só golpe eu o crave na terra com a sua lança e não terei de o atingir segunda vez”. Davi, por sua vez, escolheu eliminar os mecanismos capazes de gerar violência: “David levou da cabeceira de Saul a lança e o cantil e os dois foram-se embora”. O texto é um convite a refletir sobre as formas de lidar com a aquilo que atinge e provoca mal-estar. Querer “pagar com a mesma moeda” ou seguindo outra lógica substituir a agressão pelo perdão, dando um basta a espiral que só faz crescer a intolerância.
O Evangelho segue a mesma lógica do perdão e da misericórdia. Jesus supera de longe as práticas legais do Antigo Testamento. Quando se trata de amor ao próximo ele supera todos os limites praticados por seus conterrâneos: “Amai os vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam; abençoai os que vos amaldiçoam, orai por aqueles que vos injuriam. A quem te bater numa face, apresenta-lhe também a outra; e a quem te levar a capa, deixa-lhe também a túnica. Dá a todo aquele que te pedir e ao que levar o que é teu, não os reclames. Como quereis que os outros vos façam fazei-lhe vós também. Se amais aqueles que vos amam, que agradecimento mereceis? Também os pecadores amam aqueles que os amam”.
Declarar-se seguidor de Jesus significa empreender todos os esforços para inverter as práticas de violência e orgulho que ferem e magoam muitas vezes causando dor até na alma. O cristão não recorre à nenhuma forma de “fazer justiça com as próprias mãos”, pelo contrário é capaz de pedir ao Pai perdão para os seus algozes.
Isto não é sinônimo de ser conivente com as injustiças e as arbitrariedades, mas acima de tudo estar sempre disposto a dar o primeiro passo para reencontrar e perdoar. Isso não significa necessariamente esquecer as falhas, mas ter um coração aberto para o perdão.
A Palavra de Deus convida a rezar com o salmista: “O Senhor é clemente e cheio de compaixão. O Senhor é clemente e compassivo, paciente e cheio de bondade; não nos tratou segundo os nossos pecados, nem nos castigou segundo as nossas culpas”.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

HOMILIA PARA O DIA 17 DE FEVEREIRO DE 2019 - 6º COMUM - ANO C


ACREDITEM NA RECOMPENSA DE DEUS PARA TODOS

A expressão “Um por todos e todos por um” cuja origem é atribuída a mais de uma fonte, foi também utilizada com diversas interpretações em diferentes ocasiões da história em distintos países. Independentemente de sua origem e das diversas aplicações que se deu ao longo do tempo, uma coisa é certa: a solidariedade e a comunhão entre pessoas e grupos costumam ter bons resultados e quase sempre as realizações coletivas trazem maior realização para todos os envolvidos. Por outro lado, também é verdade que quando se confia cegamente nas capacidades humanas e de organização coletiva, não poucas vezes os grupos têm se encaminhado para resultados nem sempre animadores. Isso significa dizer que é preciso ter bom senso em tudo o que se faz garantindo sempre o equilíbrio entre a soma de forças e a confiança necessária para além das capacidades humanas.
É sobre isso que trata a Palavra de Deus deste domingo. As três leituras são um convite a não esquecer que Deus nos amou primeiro e que é dele que vem antes de tudo o socorro e garantia de sucesso em todos os empreendimentos humanos. O profeta Jeremias faz uma advertência àqueles que julgam ter resposta para tudo: “Maldito quem confia no homem e põe na carne toda a sua esperança, afastando o seu coração do Senhor”. E conclui sua advertência com um convite para enxergar a presença de Deus na vida: “Bendito quem confia no Senhor e põe no Senhor a sua esperança. É como a árvore plantada à beira da água, que estende as suas raízes para a corrente: nada tem a temer quando vem o calor e a sua folhagem mantém-se sempre verde; em ano de estiagem não se inquieta e não deixa de produzir os seus frutos”.
A mesma situação se pode perceber na carta de São Paulo aos Coríntios: “Se a fé que temos é só para a vida presente somos os mais miseráveis de todos os homens”. Pelo contrário diz ele: “Mas não. Cristo ressuscitou dos mortos, como primícias dos que morreram”. Aceitar essa verdade não significa desprezar todas as maravilhas deste mundo que é obra de Deus, não significa acreditar que nada e nenhuma colaboração neste mundo tenha importância e necessidade. É somando as forças, as qualidades e as benesses deste mundo que se pode ver e caminhar com muito mais segurança para a vida definitiva que Cristo nos garantiu com sua ressurreição.
E finalmente Jesus deixa mais do que claro no Evangelho: São felizes os que constroem sua vida e procuram soluções para os desafios cotidianos à luz dos projetos de Deus. Certamente as lutas coletivas por causas comuns será uma coisa extraordinária quando estas tiverem um olhar para além das capacidades e autossuficiência humana.
Bem-aventurados aqueles que põe sua esperança no Senhor e que não confiam somente nos projetos e na força dos poderosos deste mundo. Toda a existência humana já provou diversas vezes que confiar cegamente e somente nas forças humanas os resultados quase sempre ficam aquém daquilo que se espera.
É neste contexto que ganha ainda mais força o canto do Salmo: “Feliz o homem que pôs a sua esperança no Senhor. Feliz o homem que não segue o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, mas antes se compraz na lei do Senhor, e nela medita dia e noite”.

sábado, 9 de fevereiro de 2019

HOMILIA PARA O DIA 10 DE FEVEREIRO DE 2019 - 5º DOMINGO COMUM - ANO C


ENTRAR NO BARCO COM JESUS

Na histórica visita do Papa aos Emirados Árabes, durante a missa com milhares de pessoas Francisco fez um pedido que é ao mesmo tempo um desafio para os cristãos daquele país: “Sejam felizes construtores da paz”. Recordando São Francisco, reiterou o Papa: “O Cristão parte armado apenas com sua fé humilde e seu amor concreto”.  Estas palavras são, de alguma maneira a atualização das leituras proclamadas na liturgia deste domingo.
O profeta Isaias se apresenta de uma forma simples e questionadora, como o modelo de um homem que é sensível aos apelos de Deus e que tem a coragem de aceitar ser enviado. Ele tem consciência que a sua vocação é obra de Deus e que aceitar essa missão é a maneira mais correta de ser disponível ao projeto que o criador tem para a humanidade: “Tocou-me com ele na boca e disse-me: Isto tocou os teus lábios: desapareceu o teu pecado, foi perdoada a tua culpa. Ouvi então a voz do Senhor, que dizia: Quem enviarei? Quem irá por nós? Eu respondi: Eis-me aqui: podeis enviar-me.
São Paulo convida os cristãos de Corinto e discernir o que significa acreditar na ressurreição e quais as implicações para o cristão que aceita esta verdade. Ou seja, compreender como Jesus enfrentou os desafios do seu tempo implica também para o cristão contemporâneo dar testemunho da ressurreição de Jesus com todas as exigências que esta proclamação de fé traz para o dia a dia de todas as pessoas em todos os lugares. Os discípulos foram transformados de uma maneira extraordinária quando vivenciaram a ressurreição de Jesus, este fato pode se dar também com aqueles que na atualidade acreditam nesta verdade: “pela graça de Deus sou aquilo que sou e a graça que Ele me deu não foi inútil”.
O Evangelho apresenta uma espécie de fio condutor para aqueles aceitam seguir Jesus. Lançar as redes mais em águas mais profundas consiste em ter coragem de enfrentar as tempestades do mar que muitas vezes resultam em trabalho infrutífero. Em contrapartida ao mar, que representava para os judeus o lugar dos monstros e do perigo, Jesus chama os primeiros discípulos para ser pescadores de homens. Convite que pode ser compreendido como tarefa para realizar uma obra de libertação das pessoas presas às forças do “mar” que lhes rouba a felicidade, afogando-os na opressão, no egoísmo, no sofrimento e no medo. Aquele que aceita esta tarefa aceita a missão de facilitar que todas as pessoas sejam livres de tudo aquilo que impede a felicidade.
É neste sentido que as Palavras do Papa nos Emirados Árabes pode ser também um convite para cada pessoa em todas as partes: “Sejam felizes, sejam oásis de paz. Andem apenas armados com sua fé humilde e seu amor concreto.

quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

HOMILIA PARA O DIA 03 DE FEVEREIRO DE 2019 - 4º COMUM - ANO C


POR VOSSA JUSTIÇA, SALVAI-NOS SENHOR

Se pudéssemos apertar os meios de comunicação nesta semana teríamos um punhado de barro, alguns litros de lágrimas, e muita conversa fiada com respostas e soluções e procura de culpados. Nesta semana a Igreja lembrou a figura de São João Bosco de quem se pode lembrar uma máxima que não foi dita por ele nem sequer em contexto semelhante ao que se está vivendo, mas que se pode perfeitamente aplicar ao fato do noticiário desta semana: “Mais vale prevenir do que remediar”.
Todas as respostas e perguntadas levantadas por conta do desastre ambiental de Brumadinho cabem no Hino ao Amor que se proclama na segunda leitura deste domingo: “Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver caridade, sou como bronze que ressoa ou como címbalo que retine. A caridade não é inconveniente, não procura o próprio interesse; não se alegra com a injustiça, mas alegra-se com a verdade”. Proclamar que se ama isso ou aquilo, essa ou aquela pessoa e não ter ações concretas é conversa fiada.
E foi para não fazer conversa fiada que Deus fez surgir profetas no meio do povo como se vê na vocação de Jeremias: “Antes de te formar no ventre materno, Eu te escolhi; antes que saísses do seio de tua mãe, Eu te consagrei e te constituí profeta entre as nações. Não temas diante deles, hoje mesmo faço de ti uma cidade fortificada, uma coluna de ferro e uma muralha de bronze, diante de todo este país, dos reis de Judá e dos seus chefes, diante dos sacerdotes e do povo da terra”. E Jeremias leva a sério sua missão diante de todas as dificuldades não desiste enquanto o projeto de Deus não se torna realidade no meio do seu povo.
A mesma coisa acontece com Jesus. Ao anunciar a razão de sua vinda no texto do evangelho de domingo passado. “Anunciar a boa notícia aos pobres, libertar os oprimidos e proclamar um ano de graça do Senhor”. Jesus se expõe para as autoridades do seu tempo que imediatamente o rejeitam porque preferem um messias milagreiro e não alguém que aponte caminhos alternativos e soluções que não sejam espetáculos aos olhos humanos. De novo os entendidos em leis estão focam de novo na mesma questão: “Procuram uma maneira de eliminar Jesus do meio do povo”. Mas o evangelho termina dizendo: “Mas Jesus, passando pelo meio deles, seguiu o seu caminho”.
Para os cristãos e para todos na sociedade contemporânea vale a recomendação de São Paulo, se alguém quer viver o amor tenha atitudes simples e cotidianas: “não se irrita, não guarda ressentimento; alegra-se com a verdade; tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. A caridade é paciente, a caridade é benigna; não é invejosa, não é altiva nem orgulhosa”
Um cristão de verdade não se esquece que foi ungido como profeta à imagem de Cristo e que está consciente da vocação a que Deus o chamo e que mais do que a boca de Deus somos os braços dele para praticar a caridade, como dizia Santa Tereza de Calcutá: “São mais santas as mãos que ajudam do que os lábios que rezam”.


sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

HOMILIA PARA O DIA 27 DE JANEIRO DE 2019 - ANO C - 3º DOMINGO COMUM


A PALAVRA DE DEUS É DE ALEGRIA E DE FESTA

Sobre a Jornada Mundial da Juventude no Panamá, se pode dizer que de lá o mundo respira alegria, festa, comunhão e solidariedade. O Papa Francisco falando aos participantes deste evento critica os construtores de muros e recomenda aos jovens que sejam construtores de pontes. Disse o Papa “Os construtores de muros semeiam o medo e procuram dividir”, quanto aos jovens e a Igreja disse Francisco: “A cultura do encontro é apelo e convite a termos a coragem de manter vivo um sonho comum. Sim, um sonho grande e capaz de envolver a todos. Não tenham medo de se arriscar e caminhar reafirmou o Santo Padre. Queridos jovens, esta Jornada não se revelará fonte de esperança por um documento final, uma mensagem consensual ou um programa a aplicar. Este encontro irradia esperança, graças aos vossos rostos e à oração”. Pois esta exortação do Papa é uma atualização da missão de Jesus que ele mesmo apresenta no Evangelho: Cristo como a Palavra que se faz pessoa no meio dos homens, a fim de levar a libertação e a esperança às vítimas da opressão, do sofrimento e da miséria. Sugere-se, também, que a comunidade de Jesus é a comunidade que anuncia ao mundo essa Palavra libertadora.
Na cidade onde se tinha criado Jesus atribui a si mesmo a missão que o profeta havia falado muito tempo antes: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque Ele me ungiu para anunciar a boa nova aos pobres. Ele me enviou a proclamar a redenção aos cativos e a vista aos cegos, a restituir a liberdade aos oprimidos e a proclamar o ano da graça do Senhor”.
Vinte séculos depois as palavras de Jesus continuam ecoando e muito particularmente sendo um programa de vida para todos os que se declaram seguidores do messias. É importante que nos perguntemos com seriedade e honestidade: “O nosso mundo continua a multiplicar e a refinar as cadeias opressoras. Porque é que a proposta libertadora de Jesus ainda não chegou a todos? Que situações hoje, à minha volta, me parecem mais dramáticas e exigem uma ação imediata?
A fidelidade ao “caminho” percorrido por Cristo é a exigência fundamental do ser cristão. Ao longo dos séculos, tem sido a defesa da dignidade do homem a preocupação fundamental da Igreja de Jesus? Preocupa-nos a libertação dos nossos irmãos escravizados? Que posso eu fazer, em concreto, para continuar no meio deles a missão libertadora de Cristo?”
Como membros de um único corpo, conforme a comparação utilizada por São Paulo na segunda leitura: “O corpo de Cristo (a Igreja) é, pois, uma comunidade de irmãos, que de Cristo recebem e partilham a vida que os une; sendo uma pluralidade de membros, com diversas funções, respeitam-se, apoiam-se, são solidários uns com os outros e amam-se. Palavras-chave para definir a teia de relações que liga este corpo de Cristo são “solidariedade”, “participação”, “corresponsabilidade”.
Não nos esqueçamos de uma verdade fundamental. A igreja é feita de membros com distintas funções para garantir o equilíbrio a comunhão e o bem comum.
Que o ensinamento do Profeta Neemias na primeira leitura sirva também para cada um de nós: “Ide para vossas casas, comei uma boa refeição, tomai bebidas doces e reparti com aqueles que não têm nada preparado. Hoje é um dia consagrado a nosso Senhor; portanto, não vos entristeçais, porque a alegria do Senhor é a vossa fortaleza”
A atualização da Palavra de Deus pode ser resumida na frase do Papa aos Jovens do Panamá: “não seja apenas um canal que une mares, mas também canal onde o sonho de Deus continua a encontrar pequenos canais para crescer e multiplicar-se”.




sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

HOMILIA PARA O DIA 20 DE JANEIRO DE 2019 - 2º DOMINGO COMUM - ANO C


ALIANÇA QUE GERA COMUNHÃO

Na próxima terça feira o Papa Francisco chega na República do Panamá, na América Central, onde participará da Jornada Mundial da Juventude. Dom José Domingo, Arcebispo Panamenho está acolhendo os 200 mil jovens de 115 países e o Papa Francisco com a seguinte afirmação: “Aqui está uma Igreja jovem, alegre, autêntica, multiétnica, pluricultural, com uma fé viva, com compromisso de anunciar o Evangelho”. Esta definição da Igreja daquele país tem tudo a ver com as leituras da Palavra de Deus proclamadas na liturgia deste domingo.
Em outras palavras São Paulo afirmou aos coríntios a mesma coisa: Há diversidade de dons espirituais, mas o Espírito é o mesmo. Há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. Há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que realiza tudo em todos. Em cada um se manifestam os dons do Espírito para o bem comum”. São Paulo deixa bem claro que as diferenças de cada pessoa e de cada comunidade ganham importância quando em relação com o mesmo e único Deus. Não existem dons e carismas mais importantes e necessários, mas todos precisam ser reflexos a Trindade e espaços de comunhão.
O profeta Isaias falou ao povo que acabava de retornar do Exílio e afirma que Deus refez com eles sua aliança e que todo o povo será tratado com uma jovem esposa recebendo todo cuidado e atenção de modo que possa manifestar a alegria de pertencer ao único Deus.
A conhecidíssima história das Bodas de Caná pede sempre uma nova interpretação. No contexto da Jornada Mundial da Juventude parece importante destacar três personagens do Evangelho que, de alguma maneira, estão presentes ou deveriam estar presentes na vida da Igreja e das comunidades e que permitem perceber a ação de Deus no meio do seu povo.
Uma autêntica festividade precisa estar regada de um bom vinho. A falta dele mostra como a aliança se tornou estéril e improdutiva. As talhas estão vazias e, portanto, não servem para nada, trata-se de um aparato inútil. Na linguagem de Isaias que declarou o encontro de Deus com seu povo como uma festa de casamento, as talhas vazias significam que a festa prevista por Deus não está completa, se tornou estéril e sem vida.
Neste contexto de esterilidade aparecem os três personagens a ser compreendidos no evangelho. Em primeiro lugar está a Mãe que percebe a situação intolerável e desprovida de alegria da festa de casamento quando falta o vinho da autenticidade, da jovialidade, da alegria e do compromisso.
A segunda figura são os chefes do povo de Israel, representados pelo chefe da mesa. Estes acomodados na sua condição não percebem e nem se preocupam com a esterilidade e o com fim da festa.
Finalmente estão aqueles que servem. Dispostos a colaborar com o Messias e prontos para fazer “tudo o que Ele disser”. São eles que enchem as talhas, que levam ao chefe da mesa, que devolvem a alegria aos convidados.
As bodas de Caná se constituem no programa de Jesus para devolver a alegria, o amor e a festa do encontro entre Deus e a humanidade.
Iluminados pela Palavra de Deus e inspirados pela declaração do bispo do Panamá: Aqui está uma Igreja jovem, alegre, autêntica, multiétnica, pluricultural, com uma fé viva, com compromisso de anunciar o Evangelho” é importante que também cada pessoa se pergunte: A minha participação na Igreja se identifica com quem: Maria Preocupada com a falta de vinho e do verdadeiro encontro entre Deus e a humanidade? Com o chefe da mesa preocupado com as regras, as normas, as leis, as rubricas, de uma religião estéril e vazia ou com os serventes dispostos a “fazer tudo o que ele disser”.


sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

HOMILIA PARA O DIA 13 DE JANEIRO DE 2019 - BATISMO DO SENHOR - ANO C


ESCOLHIDO E ENVIADO PELO PAI

Isaias 42,1-4.6-7; Salmo 28 (29); Atos 10, 34-38; Lucas 3,15-16.21-22
BATISMO DO SENHOR

Duas atitudes nos fazem confiar ou desacreditar nas pessoas. Uma delas é quando alguém tem boa conversa, fala bem, promete muitas coisas e raramente cumpre o que promete. Neste caso cai em descrédito. A outra é exatamente o contrário. Trata-se de pessoas que são parceiras, vestem a camisa, caminham com a gente e estão do nosso lado em qualquer dificuldade e circunstância. Pois estas duas atitudes se podem perceber na Palavra de Deus deste domingo.
A primeira leitura retrata o tempo final do povo de Israel no exílio. Já estavam cansados e desiludidos. O profeta Ezequiel havia lhes prometido uma libertação com a volta para sua terra e para o seu Deus, entretanto esta promessa parece que demorava demais acontecer.
Neste contexto o profeta Isaias consola os desanimados e lhe garante que o tempo de Deus é diferente dos tempos humanos e reafirma que como outrora Deus libertou os antepassados deles da escravidão do Egito, ele repetirá a façanha nesta outra circunstância de medo e desolação.
A palavra do profeta é clara: “Eis o meu servo, a quem Eu protejo,
o meu eleito, enlevo da minha alma. Sobre ele fiz repousar o meu espírito, para que leve a justiça às nações. Não gritará, nem levantará a voz. Não desfalecerá nem desistirá, enquanto não estabelecer a justiça na terra”.
Na mesma direção está o discurso de Pedro nos atos dos Apóstolos. Ele garante que a salvação oferecida por Deus não faz distinção de pessoas e se destina a todos. Para fazer parte dos escolhidos dele só tem uma alternativa: “eu reconheço que Deus não faz acepção de pessoas, mas, em qualquer nação, aquele que O teme e pratica a justiça é-Lhe agradável”.
No Evangelho João Batista apresenta Jesus e o faz conhecer como o maior gesto de solidariedade de Deus para com seu povo. Jesus não precisava ser batizado no Jordão já que ele é o autor do próprio batismo e muito maior do que o próprio João. Mas ele se fez solidário com todos os pecadores e sofredores. Recebeu o batismo de João como forma de dizer: participo dos sofrimentos e das provações de todo o povo.
Mediante esta atitude de Jesus o Pai confirma o seu messianismo enviando sobre Ele o Espírito Santo: “Quando todo o povo recebeu o baptismo, Jesus também foi batizado; e, enquanto orava, o céu abriu-se e o Espírito Santo desceu sobre Ele em forma corporal, como uma pomba. E do céu fez-se ouvir uma voz: Tu és o meu Filho muito amado:
em Ti pus toda a minha complacência”.
A lição que se pode tirar da Palavra de Deus é muito simples e objetiva: Em que medida cada pessoa tem sido leal, sincera, parceira, companheira nas horas da dificuldade e do sofrimento? Na condição de cristãos qual tem sido a nossa atitude em relação às pessoas?
Que o Evangelho e a oração nos faça seguidores do mestre e solidário com os irmãos.